Ideal lixamento com abrasivos e lixas

Empresas explicam como proceder corretamente no lixamento com abrasivos e lixas

Publicado em 18 de agosto de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Abrasivos e lixas são essenciais para o processo de pintura de móveis, seja para desbaste, acabamento e polimento da madeira ou painel de madeira. Marcenarias de pequeno porte, que dispõem de pouco espaço físico, utilizam lixas manuais nos formatos folha e disco para máquinas pequenas e portáteis. Em marcenarias maiores, com a produção em maior escala, a necessidade de lixa em cinta ou em bandas largas proporcionam agilidade ao processo produtivo.

Dentro dessa divisão, a primeira regra ao escolher o melhor produto para o processo de lixamento é utilizar produtos de boa qualidade e procedência. Assim como os equipamentos de lixação devem estar em bom estado de conservação e calibradas para evitar acidentes. “Durante o uso das lixas é recomendável evitar a umidade, que traz baixo rendimento. Outro ponto importante é observar a sequência correta de grãos para obter um bom resultado de lixação, evitando riscos profundos nas superfícies no final do processo”, explica o supervisor de vendas da Grossl, Diego Bail.

Sobre essa sequência, o gerente de marketing ao consumidor da Norton, Eginaldo José Franzão, explica que as lixas devem ser progressivas e nunca ultrapassar 50% em relação à abrasividade da lixa anterior. Por exemplo, se usar uma lixa com 80 de abrasividade, a próxima deve ser maior que 120 e a sequente maior que 180. “Este procedimento é muito importante, pois elimina os riscos causados pelas lixas de maior abrasividade que só aparecem quando os seladores ou vernizes são aplicados, tornando estes defeitos mais evidentes, prejudicando o aspecto visual do móvel”, assinala.

Exemplos de granulometria
Muito grossa: 20, 30, 40, 50
Grosso: 60, 80
Médio: 100, 120, 150
Fino: 180, 220, 340
Muito fino: 400, 500, 600
Extra fino: 1200, 2200

A maioria das lixas de papel são destinadas à superfícies planas. As lixas de pano adaptam-se (devido à sua maleabilidade e robustez) aos trabalhos com formas arredondadas, tanto em madeira quanto em metais ferrosos ou não ferrosos. “Deve-se começar com lixas mais grossas, depois as médias e por fim, as finas para obtenção de um bom acabamento”, afirma o gerente da Norton.

Franzão pontua também que durante o uso o foco deve ser sempre a segurança, utilizando o produto correto para a operação, sempre respeitando os limites de velocidade que o abrasivo suporta. “Quando tratamos da operação, é preciso casar o tipo de abrasivo para o material correto. Há diversos tipos de madeira e temos de saber qual lixa utilizar”, afirma.lixamento com abrasivos e lixas

Inovações no lixamento com abrasivos e lixas

O último lançamento da Norton em abrasivos e lixas para madeira é o disco de lixa A975 multi-air soft-touch. Trata-se de um disco de pluma com 181 furos para processos a seco com aspiração e é utilizado na lixadeira roto orbital. A lixa possui um tratamento No-Fil antiempastante, tecnologia de aspiração multi-air e sistema soft-touch com aplicação de espuma no costado para melhor acabamento, além de grão cerâmico mais resistente.

A Grossl tem duas soluções. As Esponjas Color Diamond. “Proporcionam alto rendimento e excelente acabamento. Dotadas de tecnologia de canais entre os grãos, elas reduzem o empastamento das lixas, gerando assim uma superfície lisa do início ao fim do processo”, explica o supervisor da Grossl. O Green film é uma lixa usada nos discos com o costado em filme de poliéster. “Proporciona melhor ancoragem dos grãos e uniformidade, além de melhor acabamento nos lixamentos”, diz.

Soluções para o lixamento com abrasivos e lixas

Oferecendo todas as soluções para lixamento, tanto em madeira maciça, painel de madeira ou superfícies pintadas, a equipe técnica da Grossl indica a melhor solução para cada caso. “O atendimento é personalizado, pois cada profissional tem uma forma diferente de trabalhar”, aponta Bail. Nesse sentido, um destaque é a Eka1000, uma lixa em bandas largas ou estreitas.

“Essas lixas têm grãos abrasivos premiuns para as superfícies mais difíceis, que necessitam de maior remoção de material para a pintura. É o caso dos painéis de madeira ou peças de madeira maciça que serão envernizadas”, aponta. Para o acabamento de móveis ou madeira, as soluções em lixas, discos e folhas tem destaque para as lixas Green Film e Purple Film.

A Norton indicou suas soluções para o lixamento de madeira maciça que será envernizada; de painel de madeira que será pintada; para superfícies pintadas; e para o acabamento do móvel de madeira maciça e/ou painel.lixamento com abrasivos e lixas

Para madeira maciça que será envernizada
Cinta de lixa desbaste K131 Norton, nos grãos 36, 40, 50 e 60 e acabamento K121 Norton, nos grãos 80, 100, 120 e 150. Após a aplicação do verniz, as lixas No-Fil A219 Norton ou A275 Norton disponíveis nos grãos 80, 100, 120, 150, 180, 220, 240, 280, 320, 400, 500, 600, 800, 1000 e 1200.

Geralmente, após o verniz é indicado o lixamento com grãos 220 a 280 dependendo da densidade do verniz para uma posterior demão. Na fase de acabamento, pode-se aplicar lixas extra finas nos grãos 1200, 2500 para posterior polimento, caso o cliente queira um aspecto de alto brilho com uso de massas e líquidos polidores.

Para painéis de madeira convencionais que serão pintados
Lixas A219 Norton e A275 Norton no sentido do veio da madeira sem colocar muita pressão.

Para superfícies pintadas
Disco de remoção para madeira de 115 mm utilizado em esmerilhadeiras que é capaz de remover tintas, vernizes e resíduos sem risco, preparando a superfície para novas pinturas.

Para acabamento de móveis de madeira maciça
Lixamento com as folhas T401 Norton ou T499 Norton grãos 1200 até 2500. Em seguida, polimento com massa de polir Norton Nº 2 base d’água e Boina lã de carneiro Plus Norton

Pacote Norton

Diante das possibilidades de madeiras e de lixas, assim como de pinturas a serem realizadas, buscamos saber das empresas um conjunto de produtos para o processo de pintura de laca em um painel de MDF. “A pintura de laca em painéis de MDF é um trabalho realizado por artistas que entregam verdadeiras obras de artes”, destaca Franzão.

Para atingir o melhor resultado, a Grossl oferece vários produtos para que a pintura em laca atinja o desejado. “Quando o processo exige máquinas orbitais, indicamos a linha de discos Green Film. Para pintura em laca alto brilho, que exige grãos mais finos, dispomos das lixas folha até o grão 5000”, assinala Bail. A Norton indicou suas soluções em um processo sequencial desde a preparação até a finalização.

Para preparação do MDF para receber o Primer
– Usar lixas em formato folha ou disco A219 Norton, A275 Norton ou A975 Norton. Variação média de grãos: 120 a 150, dependendo da dureza do MDF

Norton

Norton

Lixa A

Para lixamento do Primer para receber a laca
– Controle de lixamento em pó. É um produto que acusa defeitos na preparação
– Lixas folha A275 Norton ou disco A275 6 furos Norton. Do grão 220 a 800, dependendo do acabamento desejado
– Disco de lixa A975 multi-air soft-touch Norton. Para seguir o processo de acabamento, com menor empastamento da lixa devido à tecnologia multi-furos
– Espuma abrasiva (Nº 3 e Nº 4). Para lixamento em áreas de difícil acesso ou em contornos

Para limpeza do MDF antes da laca
– Tack cloth Norton. Para remoção da poeira causada no lixamento antes da aplicação da laca

Na etapa de lixamento para polimento
Após a pintura com laca, com objetivo de eliminar “cascas de laranja”, sujeiras e escorridos de pintura.
Sugestão para cores claras
– Folha de lixa T401 Norton ou T499 Norton (grãos: de 1200 a 2000)
– Finalizar lixamento com disco Q255 Ice grão 3000 Norton com suporte manual ou lixadeira roto orbital
Sugestão para cores escuras
– Folha de lixa T401 Norton ou T499 Norton (grãos: de 1500 a 2500)
– Finalizar lixamento com disco Q255 Ice grão 3000 Norton com suporte manual ou lixadeira roto orbital

Para o polimento
Há 4 sub-etapas: corte, refino, lustro e finalização
Corte, com objetivo de tirar marcas de lixa
– Boina de lã e carneiro Norton Plus + Massa de polir Nº 2 Norton (base d’água)
Refino, com objetivo de diminuir as marcas e boinas/remover os hologramas
– Boina de espuma laranja Norton 6″ ou Boina de lã amarela Norton + Polidor Refino etapa nº 2 Norton
Lustro, com objetivo de remover os micro riscos e dar brilho na pintura
– Boina de espuma vermelha 6″ + Polidor Lustro 3 Norton

Finalização
– Aplicar Spray de acabamento Liquid Ice na peça e removê-lo ainda úmido com uma flanela microfibra
Para áreas de difícil acesso nas etapas de polimento, a Norton tem as boinas de 3″ de lã, refino e lustro.

Reportagem publicada na edição 320 da Móbile Fornecedores

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas