Inscrição para oficinas gratuitas de marcenaria para crianças encerram hoje
Promovido pelo Leo Social e Unibes Cultural, inscrições encerram hoje e aulas ocorrem entre os dias 7 e 28 de outubro na Escola de Marcenaria na Unibes
Publicado em 4 de outubro de 2022 | 06:06 |Por: Thiago Rodrigo
Para comemorar o mês das crianças, o Leo Social, entidade sem fins lucrativos mantida pela Leo Madeiras, se uniu com a Unibes Cultural para oferecer oficinas gratuitas na Escola da Marcenaria na Unibes. Por meio de objetos e atividades lúdicas, as crianças aprenderão a construir suas próprias brincadeiras e jogos. Os pais ou responsáveis também poderão participar. As inscrições podem ser feitas aqui.
As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira, dia 4 de outubro, por meio do link. As aulas presenciais ocorrem entre os dias 7 e 28 de outubro, das 10h00 às 22h00, na sede da Unibes Cultural, localizada na Rua Oscar Freire, nº 2500, Sumaré, São Paulo – SP, ao lado da estação Sumaré do metrô.
– Todas as notícias de marcenaria
Com atividades que estimulam a imaginação, as habilidades motoras, a criatividade e o raciocínio, a programação de conteúdo inclui o atelier de cocriação, atividade em que as crianças serão auxiliadas pelos professores na produção de desenhos e no desenvolvimento de projetos, além de oficinas variadas, como de construção de brinquedos, animais e jogos de madeira e a fabricação de um kit de bambu.
“O universo do brincar compreende as infinitas possibilidades de se distrair e aprender de forma recreativa. E para celebrar o mês das crianças, escolhemos oficinas em que não só a garotada, como também mamães e papais poderão participar, exercitando a imaginação e estreitando os laços familiares. Tudo foi pensado com muito carinho pelos times do Leo Social e da Unibes Cultural”, destaca Fernanda Canal, diretora do Leo Social.
Programação das oficinas gratuitas de marcenaria
Atelier Aberto: sextas-feiras, dias 7, 14, 21 e 28 de outubro, das 18h00 às 22h00.
No Ateliê de Cocriação, os participantes terão seus projetos orientados para se tornarem algo único e possível de ser replicado. As orientações individuais serão realizadas por ordem de chegada e os alunos receberão auxílio da equipe tanto no desenho quanto na fabricação.
Oficina de Construção de Brinquedos com Madeira, com Tiago Schützer: domingos, 9 e 16 de outubro, das 14h00 às 19h00 (carga horária de 5 horas | 10 vagas por turma).
Entendendo a importância das brincadeiras que estimulam a movimentação do corpo e o raciocínio de construção, propõe-se uma oficina lúdica para crianças acompanhadas por seus responsáveis.
Nesta aula, um brinquedo será construído e customizado. Haverá uma introdução sobre brinquedos tradicionais brasileiros em madeira, seguida da escolha, entre três opções, do brinquedo que será construído por cada dupla de participantes. Os alunos também receberão um pequeno manual para que possam continuar construindo em casa suas novas brincadeiras, baseadas nos três brinquedos abordados na oficina.
Oficina de Bambu Criativo: fazendo seu próprio kit de bambu, com Talita Rodriguez – sábado, 22 de outubro, das 14h00 às 19h00 (carga horária de 5 horas | 10 vagas – turma única).
O bambu, assim como a madeira, responde às expectativas biológicas da criança. A leveza do material possibilita que os pequenos criem tudo o que a sua imaginação permitir, desenvolvendo habilidades motoras, criatividade e a capacidade imaginativa.
Durante a oficina, os participantes poderão vivenciar o processo de criação do Kit de Bambu desenvolvido pelo Bambu Mirim: medir, cortar, lixar, furar e transformar o colmo do bambu em pequenas varetas para conexão das peças. No início da aula será apresentado um panorama geral sobre o material, seu ciclo de vida e formas de tratamento. Finalizando, os participantes poderão brincar com seus kits recém confeccionados.
Oficina Safari, Brincando de Marcenaria, com Verônica Braga: quintas-feiras, dias 6, 13, 20 de outubro, das 18h00 às 22h00 e domingo, dia 23, das 10h00 às 14h00 (carga horária de 5 horas | 10 vagas por turma).
A oficina estimulará a construção de uma ovelhinha, confeccionada em substrato de madeira e customizada com lã volumosa, além de um suporte em formato de elefantinho, para as crianças decorarem seus quartos. A ideia é o desenvolvimento da coordenação motora e criatividade.
Oficina de Jogos de Madeira, com equipe da Escola da Marcenaria na Unibes: sábados, dias 8 e 15 de outubro, das 10h00 às 19h00 (carga horária de 16 horas | 10 vagas).
O curso envolve a aprendizagem das primeiras técnicas de marcenaria, como corte e colagem por meio da utilização de ferramentas manuais e algumas máquinas elétricas, para a construção de objetos lúdicos. Durante os encontros, os participantes vão conhecer e brincar com jogos de madeira, montar brinquedos de construção com blocos e fazer esculturas que poderão ser levadas para casa.
Escola de Marcenaria na Unibes
Em parceria com a Unibes Cultural, o Leo Social inaugurou em agosto a Escola da Marcenaria na Unibes. A nova unidade traz cursos e oficinas totalmente gratuitas todos os meses.
“Ter um espaço como a Escola da Marcenaria na Unibes é um importante diferencial. Podemos experimentar novos cursos e oficinas com um público diferente do que temos em nossas unidades tradicionais no Leo Social. Esse é um primeiro modelo para pensarmos em expandir a Escola da Marcenaria para outros lugares, sempre promovendo cursos que gerem emprego, renda, inovação e que divulguem a marcenaria para pessoas de várias idades”, complementa Fernanda Canal.