Irwin dá dicas de como fazer a perfuração perfeita na madeira
No próximo dia 19 é comemorado o dia do Marceneiro e Irwin aproveita o momento para aconselhar na perfuração da madeira
Publicado em 22 de março de 2021 | 16:00 |Por: Thiago Rodrigo
Para celebrar o dia do marceneiro, a Irwin – fabricante de ferramentas manuais e acessórios – separou algumas dicas para que os profissionais que trabalham com madeira possam ter um domínio ainda maior das técnicas de perfuração, essencial para o dia a dia em uma marcenaria.
Você sabia que, quando não realizada de maneira correta e com as ferramentas específicas, a perfuração pode causar danos à madeira e até mesmo acidentes? Por isso, antes de começar o trabalho prepare os utensílios. Escolha sempre uma broca específica para madeira, e do diâmetro desejado. Tentar alargar um furo com uma broca menor é sinônimo de um furo irregular, com riscos de acidente e de danificar a sua peça.
Para esse tipo de material, deve-se usar a broca rápida, ideal para furos angulados, parcialmente sobrepostos e furos na borda da madeira. Há também a broca chata, ideal para furos mais largos. A broca “Multiuse”, para furos que atravessam a madeira, tais como dormentes e postes de madeira. Por fim, a broca de três pontas, que com a ponta de centralização permite o posicionamento exato do local do furo.
Perfuração
Depois de selecionar as ferramentas corretas, é hora de iniciar a perfuração. A primeira recomendação fazer uma marca, depois de medir o objeto, e posicionar a furadeira sobre uma superfície e pressionar a ponta da broca contra a madeira para criar um ponto guia. Esse processo evita que a ferramenta saia do lugar.
Outra dica é começar o furo com uma velocidade baixa e pressão moderada, de forma contínua para evitar a formação de rebarbas e furos desalinhados. Caso a furadeira seja usada em alta rotação, a broca irá superaquecer e danificará o fio de corte.
– Mulheres contam suas histórias na marcenaria
Vale ressaltar que de tempos em tempos será necessário usar a função retroceder da furadeira para liberar o pó acumulado no furo, e impedir que a broca trave. Com relação às rebarbas na saída de furos passantes, a melhor maneira de minimizar o problema é controlar o avanço da broca e apoiar um pedaço de madeira qualquer contra o lado de trás da peça principal, para evitar o lascamento dela. É possível ainda furar a partir de um lado do produto até que a ponta da broca apareça do outro lado e, basta virar o material, para a concluir a furação.
Irwin
A Irwin possui uma linha completa de ferramentas que contempla brocas específicas para perfuração em madeira. Todas os materiais da marca são fabricados com o mais rigoroso processo de qualidade, o que garante a durabilidade e desempenho superior para resultar em um trabalho preciso.