Leo Madeiras lança maquininha de cartão com foco nos pequenos marceneiros
Desenvolvida pela Hash, a plataforma responsável por toda a estrutura de pagamentos viabiliza crédito automático nas lojas da rede, isenção de taxas, amplas condições de parcelamento e gerenciamento de operações por meio de aplicativo
Publicado em 4 de agosto de 2020 | 11:46 |Por: Thiago Rodrigo
Com o objetivo de auxiliar o negócio de pequenos marceneiros, a Leo Madeiras, maior distribuidora de materiais para marcenaria e indústrias de móveis do Brasil, acaba de lançar sua própria maquininha de cartão. Cerca de 10 mil unidades do dispositivo apelidado de Leozinha serão colocadas no mercado, o que deve representar aproximadamente R$ 200 milhões em vendas mensais até o final de 2020.
Desenvolvido pela Hash, fintech de meios de pagamento voltada para o mercado B2B, o sistema operacional do equipamento permite que microempresários e profissionais autônomos de todo o país não só recebam pagamentos com cartões de débito ou crédito das principais bandeiras do mercado, mas também ofereçam parcelamentos em até 12 vezes sem juros e sem entrada aos seus clientes. A tecnologia também possibilita crédito automático nas lojas da rede e a opção de gerenciar operações atreladas à maquininha por meio de um aplicativo.
“As opções trazidas pela Hash fazem toda a diferença no dia-a-dia dos marceneiros que atuam no Brasil. Muitos perdem inúmeras oportunidades de fechar negócio por não conseguirem oferecer a mesma facilidade de pagamento que as grandes lojas de móveis do país. Além disso, aqueles que aceitam cheques ou promessas de pagamento sem garantia sempre ficam expostos à inadimplência. Quem adquirir as nossas maquininhas poderá contar com condições ainda mais atraentes de negociação, além de maior proteção e liquidez”, explica Andrea Seibel, CEO da Leo Madeiras.
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Outra vantagem é que os recursos oferecidos pela Leozinha serão viabilizados com taxa zero. A única exceção ocorre no caso de quem desejar antecipar a compensação mensal de pagamentos parcelados. Nessas situações, um adicional de 1,99% será cobrado sobre o valor que o usuário desejar antecipar.
“É muito gratificante ver que nossa tecnologia tem ajudado no negócio de muitos microempreendedores pelo país. Queremos contribuir para a democratização do mercado de meios de pagamento, por isso, desenvolvemos uma tecnologia capaz de oferecer oportunidades para que empresas distantes do mercado financeiro possam competir e disputar novos modelos de negócio”, afirma João Miranda, Fundador e CEO da Hash. “Nossa solução foi perfeita para o cenário da Leo Madeiras. Trabalhamos em um conjunto específico de funcionalidades e chegamos a uma parceria de sucesso”, completa.
Funcionamento da Leozinha
Os interessados em adquirir a Leozinha devem se dirigir a qualquer uma das unidades da Leo Madeiras e consultar um vendedor. Depois de preencherem um cadastro, eles recebem um link pelo WhatsApp para que possam efetuar o pagamento referente ao modelo de maquininha que desejam adquirir. Os valores variam entre R$ 300 e R$ 1.000. Em seguida, o dispositivo é entregue no endereço informado pelo solicitante dentro de um prazo de 4 a 6 dias úteis.
A Leozinha chega pronta para uso. Ao recebê-la, os usuários já podem baixar o aplicativo da maquininha pela Play Store (app ainda não disponível para IOS). Com ele, é possível acompanhar informações sobre vendas e realizar operações como transferências bancárias e a antecipação de valores financeiros no caso de pagamentos parcelados. O cálculo dos encargos relacionados a esta última opção também é fornecido previamente aos interessados pelo aplicativo da maquininha.
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“Agora que todas estas facilidades estão acessíveis aos marceneiros, o consumidor também ganhará novas opções de consumo. Isso porque, até então, era muito mais difícil encomendar peças sob medida parcelando em múltiplas vezes e sem entrada, por exemplo. À medida que a Leozinha se popularizar, essa alternativa será cada vez mais comum, o que deve ajudar muitas pessoas a obter o que precisam de maneira personalizada e sempre com ótima qualidade. Sem contar que, com a isenção de taxas proporcionada pela maquininha, o preço final de cada item também deve se tornar ainda mais competitivo”, acrescenta Andrea.
Crédito automático
Disponível no momento da entrega da Leozinha, o benefício do crédito automático nas lojas da Leo Madeiras funciona da seguinte forma: sempre que um profissional recebe o pagamento para a confecção de um determinado móvel ou utensílio, 30% do valor obtido é convertido automaticamente em um crédito que fica disponível em até 30 segundos dentro de qualquer loja da Leo Madeiras.
Mesmo em casos de parcelamento, o valor é creditado na íntegra e sem taxas, o que garante as condições financeiras necessárias para que a produção da encomenda seja iniciada imediatamente. Se houver necessidade, a porcentagem a ser convertida em crédito nas unidades da rede pode ser ampliada livremente também por meio do aplicativo da Leozinha.
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“A criação dessa medida se baseia no fato de que, no ramo da marcenaria, uma parte considerável do valor de toda encomenda é gasta em matéria prima e matérias de trabalho. Esse método permite que os marceneiros adquiram tudo o que precisam para trabalhar sem a necessidade de arcar com tarifas bancárias ou taxas cobradas pelas máquinas de cartão convencionais. Por outro lado, a Leo Madeiras recupera o investimento necessário para manter este projeto em andamento, reduz índices de inadimplência e ainda passa a contar com uma nova ferramenta de fidelização. Todos se ajudam e todos ganham!”, explica Jeferson Araújo, Gerente de Operações da rede.
Split de pagamento
Para que o projeto da Leozinha pudesse funcionar exatamente da maneira como foi planejado, a Leo Madeiras precisava de um pouco mais do que uma plataforma de pagamentos whitelabel capaz de abrigar e gerenciar todo o volume de transações financeiras que seria gerado pela maquininha no futuro. Para colocar todas as suas ideias em prática, a rede necessitava de um ambiente digital que também pudesse proporcionar flexibilidade.
Diante deste cenário, as soluções oferecidas pela Hash conseguiram atender a essa demanda. Isso porque a companhia é uma das únicas no mercado brasileiro que conecta empreendedores a meios de pagamento com cartão por meio de uma plataforma 100% customizável. A partir deste diferencial, a Hash consegue oferecer, por exemplo, uma ferramenta digital análoga aos splits de pagamento que hoje funcionam nos marketplaces para dividir o valor das vendas entre o ganho dos lojistas e a comissão cobrada pela página.
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“Essa alternativa permitiu que as quantias recebidas pela Leozinha fossem repartidas entre o crédito que é enviado às lojas da rede e a porcentagem direcionada à conta corrente dos marceneiros de maneira automática. Embora pareça algo simples, encontrar quem possa implementar esse tipo de funcionalidade em um projeto como o nosso é muito difícil. Por isso, a nossa parceria com a Hash tem sido fundamental. Graças à versatilidade da plataforma de meios de pagamento que a empresa oferece, podemos até mesmo adicionar inovações ao sistema operacional da maquininha sempre que necessário”, finaliza Araújo.