Maclinea realiza Open House e lança máquinas para marcenaria

Renomada fabricante de máquinas para linhas de pintura entra no mercado máquinas de marcenaria com lançamentos em seu Open House

Publicado em 10 de março de 2025 | 15:00 |Por: Thiago Rodrigo

No último dia 08 de março, a fabricante de máquinas para linhas de pintura, lixadeiras e esquadrabordos para fabricação de móveis, Maclinea, realizou em sua fábrica em Curitiba (PR) o Open House Maclinea. Na ocasião, a empresa anunciou a entrada em um novo mercado, com o lançamento de máquinas para marcenaria. A Maclinea lançou máquinas como a seccionadora manual Fast e as coladeiras de borda Impact Compacta e Pro, além de apresentar a coladeira MX 509 eletrônica, a furadeira flexível CNC TF 600 KT e máquinas Nesting.

Pautada pelo futuro, a Maclinea traçou um plano no qual a inovação, a cooperação e a excelência em seu core business, norteadores para a realização do evento no showroom Massimo Brivio, onde promoveu conhecimento, tecnologia e relacionamento com o mercado. Com trajetória marcada pelo pioneirismo e pela tradição, sendo reconhecida como referência nacional no segmento de fabricação de máquinas e equipamentos para o setor moveleiro e madeireiro.

Veja no Instagram da Revista Móbile vídeo sobre o evento

No evento, os visitantes puderam fazer uma imersão no futuro da marcenaria, segundo a empresa, mostrando inovação, tendências de mercado, demonstrações de novas tecnologias e promovendo networking estratégico. O objetivo da Maclinea foi fazer com que o industrial moveleiro possa otimizar seus processos e aumentar sua produtividade com qualidade de produtos e expansão na visão de negócios.

O evento teve uma palestra do economista Pio Martins, que apresentou as tendências econômicas em sua palestra de uma hora. “A primeira oportunidade que o Brasil tem é de aumentar a produção total por pessoa, sua renda per capita. O produto brasileiro é pequeno. Outra questão é a produção por habitante, do qual a produtividade é baixa. O produto por hora de trabalho é de 18,50 dólares”, apontou, entre outras questões econômicas do cenário brasileiro.Maclinea

Máquinas para marcenaria

Em seguida, os visitantes puderam fazer uma visita guiada dinâmica pelas máquinas lançadas pela Maclinea para o mercado de marcenaria. Entre os maquinários está a seccionadora Fast, que possui diferencial no sistema de movimentação do carro em cima de guia linear, que melhora a qualidade do corte por não ter a interferência do pó, além de durabilidade e manutenção do carro da serra de corte para maior qualidade e precisão.

Segundo o diretor comercial, Sanito Moretti, a serra tem subida otimizada e tem sistema de exaustão ligado no inferior da máquina. Com velocidade de avanço variável de até 30 metros por segundo e velocidade de retorno fixo, a seccionadora atua com cortes de até 60 mm de altura, cortando até quatro chapas, com altura da serra de 75 mm.Maclinea máquinas para marcenaria

A máquina está enquadrada no anexo da NR-12 específico para seccionadora, que exige que se tenha palhetas que protegem o acesso na área de corte. “O batente de refilo é um diferencial neste tipo de máquina e quase nenhuma empresa tem. Os painéis elétricos estão dentro da NR-10 e com peças da Schneider e fornecemos a assinatura de Responsabilidade Técnica de que a máquina foi fabricada de acordo com a NR-12”, diz Moretti. Em breve a empresa fornecerá a máquina com sistema de pinças.

A empresa teve um desenvolvimento da seccionadora Fast compartilhado, com testes em uma revenda da região e em uma marcenaria parceira que testaram a máquina e deram sugestões de melhoria em um processo de desenvolvimento no total que demorou dois anos.

Grupo ArpiAspersul agora é Koria

A coladeira de borda Impact Pro foi outro equipamento lançado para o marceneiro, com diferencial nos quatro arredondadores, enquanto a versão Compacta não tem arredondador, mas com líquido de limpeza, tupias, troca de coleiro e troca de ferramenta de forma prática.

A Impact Pro tem 11 grupos de trabalho, iniciando com spray antiaderente para jogar névoa na parte inferior e superior do painel para ajudar na limpeza final em caso de excesso de cola. A tupia que prepara a superfície, tira o defeito da seccionadora, de 0,5 mm a 3 mm. Já o centro da fresa que está posicionado no centro da peça é patenteada.Maclinea máquinas para marcenaria

O grupo colador que aplica a cola, encosta a borda e prensa a cola, com caixa de cola de 130 a 210 graus com capacidade de 1,5 kg. Os prensores cilíndricos e cônicos possibilitam melhor prensagem na colagem, enquanto o grupo destopador faz o corte excedente. O grupo refilador e arredondador tem dois motores, além de sistema patenteado de troca rápida do conjunto de motor e fresa, com troca a partir de sistema pneumático.

Isso otimiza a troca para fitas de 1 mm e 2 mm, sendo importante, segundo o projetista da Maclinea, ter o conjunto de motores para cada uma das fitas. O raspador de borda tem faca que não gira e que tira 2 décimos de mm na espessura da borda. Enquanto o grupo nebulizador, igual ao antiaderente, facilita a limpeza do grupo raspador de cola e do grupo polidor.

Com painel intuitivo de operação que desliga e liga grupos de trabalho da coladeira, a máquina entende que o grupo raspador de cola, bem como o grupo arredondador, não operam com borda fina. Tem duas velocidades de trabalho, como 16 m por minuto para refilo, mas com arredondador a máquina baixa sozinha a velocidade para 12 metros por minuto para melhor qualidade desse processo.Maclinea

Coladeira de borda eletrônica

A coladeira de borda MX509 é uma máquina com integração grande com o operador, realizado via computador touch screen ou mouse as operações com controle eletrônico. Tem leitor que faz leitura do tamanho da peça e é uma máquina interativa com o operador, pois mostra problemas por imagens, sendo possível fazer intervenções via escritório.

Tem três velocidades de avanço, de 13, 15 e 18 metros, com pré-fusor que pré-aquece a cola e controla o nível do insumo. Todos os grupos de trabalho são controlados na tela, como tupia, destopo, refilo, arredondador, raspador e raspador de limpeza e polidor.Maclinea

“Tem duas com 5 cv cada uma, possui lubrificação automática também nas guias lineares, líquidos de limpeza para o excesso de cola, sensor para abastecimento de cola com depósito de cola afastado da área quente por conta de regras da NR-12. Tem estancador de cola para troca da cor de cola. Refilador superior e inferior controlado eletronicamente com regulagem de décimos do avanço e retorno e grupo arredondador sem controle eletrônico e polidor com líquido de limpeza”, enumera o consultor técnico Ezequiel Fernandes.

Após a apresentação das máquinas, os cerca de 25 convidados presentes conheceram as instalações da Maclinea em sua fábrica em Curitiba (PR) e seguiram para almoço, com encerramento feito com o sorteio de brindes.

Valcidio Perotti

Maclinea

Diretores da Maclinea: Marcello Luparia, Angelo Pipitone, Attilio Brivio e Flávio Azanha

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas