Marcenaria com fábrica inteligente
Consultor moveleiro explica os conceitos de uma fábrica inteligente na marcenaria
Publicado em 28 de janeiro de 2026 | 08:00 | Por: Thiago Rodrigo

Uma fábrica de marcenaria inteligente é uma unidade que usa tecnologias avançadas para otimizar a produção de móveis, personalizando-os de acordo com as necessidades do cliente. Com isso, o negócio de marcenaria consegue aumentar a produtividade, otimização e eficiência, diminuindo a possibilidade de atrasos, tendo precisão na execução dos projetos e criando móveis personalizados.
Contudo, para tratar de uma fábrica de marcenaria inteligente, é preciso considerar qual tipo de negócio se tem. No caso de uma marcenaria tradicional, caracterizada pelo uso de técnicas artesanais com o emprego de ferramentas convencionais para trabalhar a madeira maciça, o MDF ou lâminas de madeira, há o uso de maquinário convencional como serra esquadrejadeira, desempenadeira, desengrossadeira, tupia, etc.
– Joelini destaca importância das portas de correr
Uma marcenaria mais moderna, atualizada com o que há de tecnológico no mercado, possui equipamentos como seccionadora, coladeira de bordas, furadeira ponto a ponto e centro de usinagem CNC, por exemplo. Utilizando softwares para desenho e projeto como SketchUp, Auto Cad, Software de gestão (ERP).
De acordo com Renato Bernardi, consultor moveleiro da Bernardi Consulting, o marceneiro pode começar a implantar em cada um desses casos, os conceitos de uma fábrica inteligente. “Depende da capacidade financeira. Dos recursos humanos e depende da cultura organizacional. Também depende do tamanho do negócio. Mas sim, ele pode”, afirma.
Continue lendo a reportagem na edição 347 da Móbile Fornecedores







