Montana Química dá dicas para para evitar acidentes domésticos em piscinas

Bombeiros e especialista em acabamentos Montana Química dão dicas para garantir a segurança em ambientes com piscinas e decks

Publicado em 8 de dezembro de 2021 | 11:23 |Por: Thiago Rodrigo

Com a chegada do calor e principalmente das férias escolares, cresce o uso de piscinas e decks. Por consequência, o número de acidentes por escorregões nesses ambientes também, envolvendo principalmente crianças e adolescentes. Para evitar isso, uma série de cuidados e medidas devem ser tomadas, visando a segurança de todas as pessoas que irão frequentar esses ambientes.

Segundo levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), no ano de 2019, 52% das mortes na faixa de 1 a 9 anos de idade ocorreram em piscinas. O dado é preocupante e serve de alerta a adultos e responsáveis que possuem áreas com piscina em suas residências e que convivem com crianças pequenas.

Fita de Led na marcenaria

“O Corpo de Bombeiros orienta colocar um cercado de proteção, para evitar que crianças e até mesmo animais acessem áreas de piscina, aumentando a segurança, evitando acidentes e afogamentos”, explica André Elias, Capitão do Corpo de Bombeiros.

O profissional também recomenda o uso de boias para crianças, certificadas pelo Inmetro e que estejam sempre monitoradas por algum responsável. “Aconselhamos frequentar esses ambientes em no mínimo duas pessoas, inclusive adultos e idosos, porque por mais que a pessoa saiba nadar, ela pode ter um mal súbito dentro da água e acabar se afogando”, afirma André.

Proteção no piso

Outros acidentes recorrentes são os famosos escorregões, que frequentemente ocorrem em locais que possuem decks e são bastante perigosos. Isso pode ser evitado com o uso de produtos específicos, que promovem maior aderência, deixando o antiderrapante dessas áreas em dia.

“Produtos antiderrapantes são essenciais para oferecer segurança às pessoas que circulam em decks de madeira na área de piscina onde existe grande risco de escorregões. Além de aumentar a aderência, alguns produtos contam com proteção solar, repelem a água e protegem contra fungos”, explica Kelly Lima, especialista em acabamentos.

Esses produtos já estão disponíveis para compra e podem ser encontrados em casas de materiais de construção e outras lojas do setor. A Montana Química, referência em tratamento, proteção e preservação de madeira, possui em seu portfólio o Osmocolor Castanho UV Deck Antiderrapante.

O produto é um stain preservativo composto por base solvente, pronto para uso podendo ser aplicado diretamente sobre a madeira, obedecendo ao número de demãos das instruções de uso, possuindo acabamento acetinado na cor castanho.

É indicado para proteger e realçar os veios e desenhos naturais da madeira, alterando ou intensificando sua tonalidade natural e preservando a naturalidade da madeira. O Osmocolor Castanho UV Deck Antiderrapante é oferecido em embalagens de 900 ml, 3,6 L e 18 L.

Montana Química

A Montana Química construiu a reputação de especialista no tratamento, proteção e preservação de madeira no mercado graças ao seu principal valor, presente no coração da empresa desde 1953: preservar para o futuro. A multinacional investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento, parque industrial e capacitação do seu capital humano para desenvolver produtos e serviços de alta qualidade. A Montana possui duas unidades de negócios: industrial, que abrange a linha de preservação e produtos de alto desempenho para madeira, e varejo, que abrange a linha de acabamentos e complementos.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas