Ociosidade na produção da marcenaria

Profissional explica o que é, como afeta os lucros e como evitar a ociosidade na produção do móvel sob medida

Publicado em 25 de outubro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Há diferentes problemas que a produção de uma marcenaria pode ter. Uma delas acontece quando tudo está calmo demais. A ociosidade na produção da marcenaria é o tempo inativo durante a fabricação do móvel sob medida. Ela pode acontecer em setores específicos, mas também pode ocorrer na empresa inteira. Quando a marcenaria não faz o planejamento correto da produção a ociosidade aparece e pode comprometer a rentabilidade da marcenaria.

“A ociosidade se torna um grande problema quando o tempo livre não gera nenhum tipo de receita para a empresa”, declara Anderson Rios, consultor credenciado pelo Sebrae que possui consultoria com seu nome e já atendeu mais de 450 marcenarias, fábricas de móveis e revendas de insumos para marcenaria.

“Podemos afirmar com toda certeza de que o item mais caro em uma fábrica de móveis sob medida ou marcenaria é o tempo. Por ser um recurso finito, o tempo quando mal utilizado acaba por onerar muito uma marcenaria ou fábrica de móveis. Hoje em dia, o tempo (custo de mão de obra) pode custar até três vezes mais do que os insumos usados para fabricar os móveis”, acrescenta.

Segundo Rios, em marcenarias e fábricas de móveis do qual não existe um investimento consistente em tecnologia, a ociosidade da mão de obra se faz mais presente. A falta de processos definidos é o gatilho que leva a situações que vão trazer ociosidade. “Marcenarias e fábricas de móveis com cargos de liderança ocupados por pessoas centralizadoras, sofrem mais com a ociosidade, sejam essas empresas mais artesanais ou mesmo aquelas mais tecnológicas. Nessas empresas é muito comum notar líderes trazendo para si diversas situações deixando setores inteiros parados dependentes das suas decisões”, explica o consultor.

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Na maioria das vezes, se esse líder, chefe ou proprietário tivesse a cultura empresarial de delegar, a ociosidade não aconteceria com tanta frequência. Por isso, é preciso identificar os gargalos para evitar a ociosidade na produção. “A adoção de processos ajuda a identificar aqueles problemas, verdadeiros ‘ralos’ que estão sugando a lucratividade da marcenaria. Na imensa maioria das vezes a adoção de ações simples já surtem efeitos gigantescos. Um exemplo é adotar um fluxograma para acompanhar o cliente desde a captação até o pós-venda”, sugere.

Esse fluxograma deve conter de forma muito clara e objetiva todas as etapas onde o projeto passara na fábrica de móveis e/ou marcenaria. Por exemplo, definir os prazos após o fechamento do projeto para a conferência de medida. Então, só liberar o projeto para fabricação após ter certeza de que todas as dúvidas desse projeto foram sanadas.

“Antes de fechar uma venda com insumos que você não usa com frequência, conferir com os fornecedores desses insumos se eles os têm em estoque a pronta entrega”, também exemplifica o consultor. “Quantas vezes marceneiros perdem dias inteiros parados apenas por falta de material? Essas são algumas medidas simples que não requerem capital, mas que podem tornar o processo de fabricação dos móveis muito mais linear sem interrupções e períodos de ociosidade”, diz.

Continue lendo a reportagem na edição 330 da Móbile Fornecedores

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