Ômega Design propõe produção artesanal de esquadria com design agregado
Relembre reportagem sobre a Ômega Design publicada na Móbile Sob Medida em 2017
Publicado em 13 de dezembro de 2018 | 08:00 |Por:
Dois mil e dezesseis pode ser considerado o ano em que a Ômega Design alcançou o ápice de sua trajetória no mercado sob medida. Em fevereiro a fabricante de móveis escolares e empresariais com sede em São José dos Pinhais obteve faturamento recorde e, em 2017, até aqui já houve um crescimento de 8% comparado ao mesmo período.
Foi também no ano passado que a marca venceu o iF Design Award, importante premiação mundial de design, com a linha Learn and Play. Para entender como a empresa obteve tais conquistas, principalmente em meio a um desafiador período para os negócios, voltamos à história da marca.
Fundada em 1989, por Marcos de Oliveira, a empresa iniciou suas atividades exclusivamente na produção de esquadrias em madeira. Fabricar móveis foi uma oportunidade que surgiu posteriormente, como consequência de atender um cliente com a demanda de uma porta revestida com laminado de alta pressão.
“Esse cliente possuía encomendas de móveis para escolas e universidades que não estava conseguindo dar conta e perguntou se queríamos pegar a tarefa. Na época, relutamos bastante em aceitar a proposta, mas acabamos por topar”, comenta Eduardo de Oliveira, diretor de produção da Ômega design. “Ingressar nesse nicho não foi uma estratégia e sim uma consequência. O cliente nos estimulou e corremos atrás, se esforçamos e começamos a produzir os móveis”, reforça.
Não demorou para que as consequências da mudança começassem a aparecer. Eduardo, que é filho de Marcos de Oliveira e sempre ajudou o pai na marcenaria, relembra que, por volta de 1995, a empresa estava em uma fase de crescimento bastante acelerada, contudo sofria com a dificuldade de padronização e com a concorrência.
“A empresa começou a ter uma estrutura de indústria de móveis, investimos em equipamentos e maquinário, porém sofríamos para padronizar as linhas de produção e também com a organização. As empresas se profissionalizaram e começamos a ficar para trás”, detalha Oliveira.
Auxílio para a Ômega Design
Em meados de 2004, Eduardo tentou trazer para a marcenaria os programas de consultoria do Sebrae. Entretanto, a primeira tentativa acabou frustrada, como ele mesmo conta. “O meu pai teve certa resistência quanto às modificações que estávamos fazendo na empresa. Ele vem de uma cultura e criação diferente, tem outra forma de pensar, assim como a maioria das marcenarias familiares que existem até hoje”, conta.
A efetivação da parceria Ômega Design e Sebrae se deu na segunda tentativa. “Trabalhamos juntos por uns cinco anos. Passamos por todas as etapas da empresa, planejamento, RH, marketing, conscientização de funcionários, redução de custos fixos, processos, produção, estrutura, etc. Terceirizamos alguns segmentos e focamos na fabricação de móveis em MDF”, pontua Oliveira. Ele destaca que foi graças a esse trabalho que a Ômega Design superou os períodos instáveis da economia nacional.
Estabilidade e inovação
Sun Tzu, em sua atemporal obra “A arte da guerra”, muito aplicada no mundo dos negócios, escreveu que “as oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas”. Analisando os 28 anos de trajetória da Ômega Design podemos constatar o quão efetiva é essa citação. Afinal, para a empresa chegar ao patamar citado no início deste texto, muitas oportunidades precisaram ser agarradas. E, para tanto, os gestores tiveram muita dedicação, mudanças de paradigmas e trabalho duro.
“A persistência está dentro do proprietário da empresa e não do funcionário. As pessoas pensam que é fácil chegar a esse resultado, mas é fruto de muito trabalho e por isso as pessoas desistem. Na época, eu quebrei parede, lavei e pintei chão, trabalhava 14 horas por dia. Hoje, posso dizer que chegamos a um nível satisfatório, mas é claro que sempre há mais para evoluir”, exalta Oliveira.
A linha Learn and Play, vencedora do iF Design Award, resultado do projeto “Inovação por meio do Design”, um trabalho em parceria com o Sebrae e o Centro Brasil de Design foi a grande responsável pelo faturamento mais expressivo da empresa. O produto é uma mostra de como agregar design é um fator de competitividade. “Quando você começa a trabalhar com o design em sua empresa, você passa a ter um diferencial que não é só preço”, aponta o empresário.
– Como implementar o inbound marketing na marcenaria
Além dos segmentos consolidados que a Ômega atende, como escritórios, universidades e colégios, a empresa começa a investir agora em mobiliário infantil, por meio da linha ODK. Ainda neste ano a coleção “educar” deve estar disponível no mercado. Eduardo faz um convite aos colegas de profissão. “A Ômega está sempre de portas abertas para receber quem deseja conhecer mais sobre a empresa e a nossa história, trocar ideias e conselhos”, finaliza.
Reportagem originalmente publicada na edição 102 da Móbile Sob Medida