Parafusadeira: você sabe a diferença entre as pontas?

Irwin destaca a diferença entre as pontas das parafusadeiras, tanto manuais quanto elétricas, que ajudam a não espanar o parafuso

Publicado em 24 de novembro de 2021 | 12:00 |Por: Thiago Rodrigo

Frequentemente, novas ferramentas elétricas chegam ao mercado, com o objetivo de trazer praticidade e agilidade no dia a dia do profissional, como a parafusadeira (elétrica ou a bateria). A partir da utilização das diferentes pontas (ou bits), podem ser aplicado nos mais diversos serviços como fixação de parafusos em madeiras e aços, montagem de móveis, instalação de prateleiras, trabalhos de artesanato e automotivos, mas estão longe de substituir as chaves de fenda reta e cruzada.

Fita de Led na marcenaria

A Irwin possui um portfólio completo de diferentes pontas para atender as mais diversas necessidades dos profissionais. As pontas para parafusadeira Irwin® foram desenvolvidas com aços da mais alta qualidade, para proporcionar alto desempenho e durabilidade aos profissionais que exigem ferramentas de alto padrão. Podem ser encontradas nos perfis: Fenda cruzada, Fenda, Torx, Pozidriv e Hexagonal, além de suportes e adaptadores. Entre os principais destaques, estão:

Pontas Insert Bit Torx

Essas pontas foram projetadas para uso em chaves manuais ou parafusadeiras elétricas (quando associadas a um suporte). São muito versáteis e o intercâmbio das pontas pode ser feito em segundos, de acordo com a necessidade de aplicação.

Outra característica importante é que elas transferem a força magnética do suporte, ou seja, conseguem manter o parafuso alinhado durante a aplicação.
1. Corpo hexagonal;
2. Suporte para anel de corte;
3. Fabricada em aço S2.

Pontas de Impacto Insert Bit

Fabricadas para uma máxima durabilidade e vida útil em parafusadeiras de impacto. O acessório é produzido em aço de alta qualidade usinado para suportar altas forças de torsão.

Conta com acabamento oxidado resistente à corrosão, garantindo maior vida útil à ponta. A precisão geométrica das pontas oferece melhor suporte e redução do desgaste. Essa categoria possui ponta Fenda cruzada, Torx e Pozidriv.

A linha de impacto Irwin® Impact Performance SeriesTM provê soluções inovadoras que permitem aos profissionais do setor aproveitarem ao máximo suas ferramentas de impacto.Irwin

Pontas Power Bit

As pontas Power Bit IRWIN® são especificamente projetadas para aplicações de alto torque em parafusadeira elétrica. Produzidas em aço S2 e seguindo os mais rigorosos padrões de geometria e tratamento térmico, as pontas Power Bit IRWIN® garantem alta produtividade e longa vida útil em qualquer aplicação industrial e profissional. Estão disponíveis as pontas Fenda cruzada, Fenda, Torx, Pozidriv e Hexagonal.

Pontas de Impacto Power Bit

Fabricadas para uma máxima durabilidade e vida útil em parafusadeira de impacto. Produzidas em aço de alta qualidade usinado para suportar altas forças de torsão. O acabamento oxidado é resistente à corrosão, garantindo maior vida útil à ponta, e a precisão geométrica das pontas oferece melhor suporte e redução do desgaste. Na linha, existem as pontas Fenda cruzada e Torx.

Escolhendo o BIT certo da parafusadeira

Espanar o parafuso é um dos problemas mais comuns ao usar uma parafusadeira, não é mesmo? Isso se dá simplesmente pela escolha errada do BIT. Quando o tamanho não é o correto, o BIT gira sozinho, o parafuso não entra direto ou gira em falso, o que pode estragar o parafuso, o acessório e até mesmo a parafusadeira.

Para isso, preste atenção na sua escolha. O tamanho Fenda cruzada PH2 é, normalmente, o mais comum, salvo quando o parafuso precisa de um torque maior da ferramenta ou quando é muito pequeno e a cabeça não comporta uma grande fenda.

Muito parecido com o modelo Philips, existe também o Pozidriv, um BIT para parafuso muito comum na Europa e China, e tem sido cada vez mais frequente aqui no Brasil. Preste atenção na descrição da sua caixa de BITs. Existem ainda os parafusos de fenda chata, apesar de não serem os mais usados. Aqui se aplicam as mesmas medidas. Preste atenção ao tamanho correto e a necessidade de torque que ele precisa.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646