PDCIMOB apresenta projeto de fomento à competitividade de marceneiros
PDCIMOB mostrou subsídios a empreendedores gaúchos durante encontro virtual temático e reafirma importância estratégica do design como diferencial
Publicado em 19 de outubro de 2022 | 08:17 |Por: Thiago Rodrigo
O Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário (PDCIMOB) reúne uma série de subsídios e benefícios para fomentar os micros e pequenos negócios do setor. Sensibilizar os empreendedores é o objetivo da sequência de encontros temáticos de apresentação que as entidades realizadoras, Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) vem promovendo em diversos estados.
Na noite de 04 de outubro, foi a vez dos empresários gaúchos conhecerem o projeto, em reunião virtual realizada para mais de 30 participantes, com o apoio do Sebrae RS. Eles assistiram ao detalhamento do projeto (veja mais abaixo) e, ainda, foram presenteados com a oportunidade de assistir à explanação do sócio da Choque Arquitetura e Design, Dimitri Locicks, mostrando como o design é um elemento fundamental na busca por competitividade.
“O design singulariza o seu negócio e pode agregar valor à produção”, disse. Para ele, o design está associado à inovação e ganha ainda mais relevância quando aplicado não apenas aos produtos. “A fotografia, a logo, o site, as lojas, tudo isso é design de certa forma e singulariza. Não vai ser uma cadeira que vai singularizar sua marca, mas o sistema, que precisa interagir com a área comercial, com o marketing, com a publicidade, com as campanhas”, ensinou.
De acordo com o Locicks, o designer precisa levar para dentro das indústrias as necessidades do consumidor, assim como seus desejos. Porém, o design não resolve tudo. “É uma ferramenta colaborativa, pois sozinho ele tem suas limitações. É preciso trabalhar com briefing, informações de mercado e tendências, ser testado e desenvolvido, integrando a produção e o comercial, de forma que o produto tenha boa performance de venda”.
Sem dúvida, o design traz exclusividade ao produto. “Para se diferenciar no mercado, é preciso investir em exclusividade, em design próprio, que represente valores, o que você acredita e para onde você quer ir”, disse o premiado designer, condecorado com o iF Gold Award, do mais importante prêmio do design mundial, o iF Design Award, pela adega Cacho, produzida pela Móveis James.
– Formalização pode gerar aumento do PIB
A reunião virtual seguiu com a participação da diretora executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri, destacando como o projeto atuará em rede, com ações focadas no aprimoramento da gestão, da promoção comercial, da inovação, da competitividade e produtividade. “O PDCIMOB é um projeto de parcerias, com a Abimóvel, unidades do Sebrae e mais de 20 sindicatos regionais e estaduais reunidos para promover o planejamento setorial focado no encadeamento produtivo”, disse.
Essa proposta é avaliada como fundamental para trazer novos cenários às empresas, segundo Andrei Carletto, coordenador de projetos do setor moveleiro no Sebrae-RS, que também participou da transmissão. “Essa integração, com ações encadeadas, é mais uma iniciativa que se soma aos esforços de atuação da cadeia e trará aumento de competitividade e resultados para os negócios”, avaliou.
A proposta será desenvolvida em todas as regiões do país, com adesão dos três Estados do Sul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná –, além do Sudeste, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais; do Nordeste, em Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí; do Norte, no Pará; e do Centro-Oeste, no Distrito Federal.
Benefícios do PDCIMOB
O design, tema da palestra de Locicks, integra uma das três trilhas estratégicas e ações propostas pelo PDCIMOB para ajudar na missão de qualificar e tornar as pequenas indústrias mais preparadas para os desafios do futuro: inteligência setorial e digital; melhoria da competitividade; e aproximação comercial.
Na primeira delas, serão realizadas ações para mapear o perfil do empresário participante, através do Persona, e um diagnóstico da maturidade digital dos negócios, por meio da Jornada Digital. “Para cada nível de maturidade, teremos um plano de ação com sugestões de iniciativas que podem ser implementadas pelas empresas participantes”, reforçou Cândida.
Já na trilha da melhoria da competitividade o foco está em promover a presença de 100 empresas no programa Brasil Mais Móveis, voltado ao aumento da produtividade, e no design integrado à indústria. “O design não é apenas para produtos de alto padrão, ele é uma ferramenta interdisciplinar que pode e deve operar em todos os tipos de empresas, de pequenas a grandes”, destacou.
Por fim, o PDCIMOB atuará na aproximação comercial, com rodadas de negócios nacional e internacional, e na integração com fornecedores, promovendo transações entre os elos da cadeia produtiva. Em sua primeira fase, o PDCIMOB terá duração de dois anos e envolverá 200 empresas de forma direta. Além disso, com ações de transbordamento, especialmente com palestras, webinares e lives, o Projeto tem como objetivo alcançar 1,7 mil empresas.