PDCIMob é lançado no polo moveleiro de Arapongas

PDCIMob tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas do setor moveleiro nacional

Publicado em 1 de março de 2023 | 09:41 |Por: Thiago Rodrigo

A Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e o Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com o Sima (Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas), realizaram o lançamento do Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário, o PDCIMob, no polo moveleiro de Arapongas (PR), nessa terça-feira, 28 de fevereiro de 2023.

O projeto tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas do setor moveleiro nacional, por meio de ações de inteligência setorial, melhoria da competitividade e aproximação comercial.

O propósito maior é impulsionar o crescimento desses negócios em diversos aspectos. Promovendo, assim, o aprimoramento da gestão e a integração digital dessas empresas, bem como a inserção destas em programas de competitividade e ao design integrado à indústria, além da conexão com a cadeia produtiva e o incremento comercial por meio de rodadas de negócios com fornecedores e compradores, entre outros pontos.

Já em execução em vários estados, o lançamento do projeto em Arapongas visa apresentar os pilares estratégicos e o foco de trabalho do projeto para todos os empresários do município e da região, convidando aqueles que estejam interessados e que se adequem ao perfil alvo do PDCIMob a participarem e a associarem esforços para o desenvolvimento da competitividade, produtividade, inclusão digital e integração das MPEs de forma sustentável.

Como fazer a gestão da ferramenta de corte

A partir da mobilização dessas empresas, então, a Abimóvel e o Sebrae coordenarão a implementação imediata do Plano de Trabalho na região, com foco no encadeamento produtivo, com diversas ações previstas em calendário já a partir do evento.

“O PDCIMob traz para as empresas do polo de Arapongas, em especial para as iniciantes e em desenvolvimento, uma oportunidade de internalizar conhecimentos em diversas áreas de suas operações. Gerar valor para as pequenas empresas é o objetivo principal desse programa e o Sima tem todo interesse nessa proposta, por visar o desenvolvimento da indústria moveleira local, sejam elas associadas ou não ao sindicato neste momento”, diz o presidente do Sima, José Lopes Aquino.

Daiane Paz

Presidente do Sima, José Lopes Aquino

Diretor de operações do Sebrae Paraná, César Rissete ressalta que o polo de Arapongas já é conhecido nacional e internacionalmente, tanto pela quantidade de empresas quanto pela qualidade dos produtos fabricados por elas, sendo um dos maiores do Brasil.

“O setor moveleiro, portanto, é importante para a economia paranaense que, inclusive, teve um ciclo importante de desenvolvimento ligado à essa cadeia produtiva, que é o ciclo da madeira. Para além disso, queremos que as empresas do polo e do estado invistam cada vez mais em inovação e na agregação de valor na área, tanto pela utilização de novos materiais na produção de móveis quanto pelo design integrado à indústria, e essa é sem dúvida uma das missões do Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário”, destaca.

Trabalhando, portanto, com a lógica do encadeamento produtivo, aproximando grandes, médias e pequenas empresas em favor do aumento da produtividade e da abrangência da cadeia moveleira, o presidente da Abimóvel, Irineu Munhoz, ressalta que a expectativa é a de aumentar, no mínimo, em 30% a competitividade das empresas participantes do PDCIMob.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas