Planejamento empresarial na marcenaria
Ferramenta de planejamento empresarial é indispensável em qualquer negócio e ajuda a atingir as metas com estratégias definidas
Publicado em 11 de janeiro de 2023 | 10:00 |Por: Thiago Rodrigo
Definir estratégias para a empresa é uma medida importante para chegar ao sucesso. Afinal, como chegar aonde se deseja sem estipular princípios e providências para isso, não é mesmo? Desse modo, para antecipar quais os passos necessários para guiar sua marcenaria a alcançar os objetivos estipulados, o planejamento empresarial é uma relevante ferramenta.
Como é? Você não sabe o que é isso? Já ouviu falar, mas não fez o do seu negócio? Tentou começar, mas não foi para frente? Lembre-se que estamos em fevereiro e a ausência de um plano pode ser crucial para sua marcenaria neste ano. O planejamento empresarial é indispensável em qualquer negócio, não importando o porte, área de atividade ou tempo de fundação.
Busque informações
Pequenas e médias marcenarias que não possuem uma gestão mais profissional podem sofrer mais nesse tópico e carecer melhor de informações. E a busca por informações é o primeiro passo para se realizar o planejamento empresarial. Com ela, é preciso responder algumas perguntas. Alguns exemplos são:
Como foi a receita gerada e os tipos de clientes e projetos atendidos? Quais as novidades durante o ano? Quais são as tendências de modelos e materiais? Qual a margem de contribuição, os custos o resultado operacional? Como foi a abertura de novos clientes? Quantos colaboradores deixaram a empresa e os motivos? Quais foram contratados e por quê? Durante a execução dos projetos houve falhas ou erros? Houve prejuízo na obra? O que aconteceu e qual a quantia do prejuízo? Houve necessidade de novas máquinas e ferramentas, por quê?
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“Enfim, precisam ser levantadas as informações de cada uma das áreas da empresa e o histórico durante o ano que passou”, afirma Haroldo Matsumoto, especialista em gestão de negócio e sócio-diretor da consultoria Prosphera Educação Corporativa. Por isso, é muito importante compreender o que está acontecendo no mercado e quais são as perspectivas para o ano.
“Apesar de todas as turbulências causadas pelo coronavírus, as marcenarias que acompanhamos tiveram um aumento da demanda e muita falta de matéria-prima para execução dos projetos. Por isso, vale ponderar se a tendência continuará de crescimento da demanda ou não para 2021”, destaca o especialista.
Planejamento empresarial na marcenaria
Para facilitar o desenvolvimento do planejamento das pequenas e médias empresas, Haroldo sugere que o empresário e seus sócios determinem o principal objetivo da empresa ao longo de 2021. Por exemplo: crescer 20% em receita com 15% de lucro líquido com o aumento de novos clientes.
Com um objetivo determinado, é preciso fazer um plano para cada uma das áreas da marcenaria. Na área de marketing, por exemplo, isso pode ser por como aumentar os clientes; na produção uma previsão para comportar o aumento do número de projetos; na área financeira avaliar o capital para ter o suficiente para compra de insumos e demais despesas; e quanto à equipe, executar uma análise relacionada à necessidade ou não de contratar mais gente ou melhorar a capacidade de execução e a estrutura necessária para realizar tudo isso.
Nisso tudo, é importante ter métricas. “O empresário não pode esquecer de forma alguma de eleger os indicadores que irão demonstrar se estão dentro ou fora da meta, o que foi determinado para cada área atingir e fazer o acompanhamento e ajustes dia a dia, mês após mês”, ressalta Matsumoto.
Defina metas
As metas consideram sempre as necessidades da empresa, sua capacidade e recursos, mercado que atua e a reação da concorrência. Por isso, a orientação que o especialista em gestão de negócio é que a empresa saiba quais são as suas necessidades para atingir ponto de equilíbrio. Isto é, quanto deve gerar de receita para que todas as despesas possam ser pagas e assim honrar todos os seus compromissos com colaboradores, fornecedores e impostos.
Em seguida, o gestor da marcenaria deve estimar seu objetivo de lucratividade e, assim, estipular as metas. “Lembrando que elas devem ser realistas e factíveis”, frisa. “A meta é algo muito subjetivo e existem dezenas de fatores que podem influenciar o resultado da empresa e o êxito em atingir ou não as metas”, acrescenta Matsumoto.
Por isso, durante o ano, quando você estiver em busca dos resultados, caso a empresa esteja fora da meta prevista, veja se não um ou mais destes fatores não estão influenciando os resultados:
1. Capacidade e experiência: a equipe não sabe e não consegue encontrar maneiras de melhorar os resultados obtidos e chegou em um patamar que não consegue superar;
2. Problemas externos: fatores fora do controle da equipe que impactaram a empresa. Por exemplo, se trabalha com empresas de eventos e a situação do isolamento se tornar mais rigoroso esse mercado não tem demanda;
3. Motivação: a equipe sabe o que tem que ser feito e existe a demanda, porém a motivação individual e atuação do time impedem que se movam em direção dos objetivos da empresa;
4. Concorrência: a oferta do produto e serviço da concorrência é superior, seja em qualidade, preço ou velocidade da entrega ou todos esses itens ao mesmo tempo, por isso a sua empresa não consegue atingir as metas por conta da concorrência;
5. Tecnologia: os processos internos da empresa dependem de tecnologias que hoje estão indisponíveis e por isso a torna menos competitiva. A tecnologia aqui não se restringe somente ao processo produtivo, mas também às ferramentas de marketing digital na prospecção de novos clientes e de relacionamento, tornando a experiência do cliente como ponto fundamental para o crescimento e conquistas das metas.
A importância de traçar objetivos está vinculada ao alcance das metas. Também ao envolvimento das pessoas para que a empresa evolua e garanta sua permanência no mercado. Sem definir os alvos, uma empresa ficará à deriva e será reativa na sua atuação.
“Ou seja, vai apenas reagir, da forma que puder, a aquilo que o mercado oferecer”, explica Matsumoto, que acrescenta: “Agora, se a empresa determina seus objetivos e age para que eles possam ser atingidos, ela de certa forma controla e direciona seus esforços para que esse plano se torne realidade. Peter Drucker, o pai das estratégias empresariais afirmou: ‘A melhor maneira de prever o futuro é cria-lo’”.
Divida as áreas
No planejamento empresarial, é importante definir as estratégias por área da empresa. Assim, gestão, marketing, vendas, produção, montagem, precisam ter atenção específicas para poder ter uma melhor compreensão e resolução dos problemas. Se for melhor, é possível dividir as diversas áreas da marcenaria em marketing, finanças, produção e montagem. “Isso ajuda a compreender cada desafio e como elas funcionam quando se integram”, destaca Matsumoto.
E essa estratégia deve seguir uma coesão. Por exemplo, se a empresa determina que a sua venda promete produtos de alta qualidade e durabilidade e cobra mais caro por isso, mas o pessoal de compras adquire o produto com o menor preço e baixa qualidade seguindo uma orientação de redução de custos, com certeza teremos um grande problema na hora da entrega e insatisfação do cliente.
“Por este motivo, o papel do diretor que está desenvolvendo o planejamento estratégico deve trabalhar departamento por departamento, mas nunca deixar de ver a empresa como um todo”, diz.
Evite falhas
Os problemas e as crises trazem grande aprendizados. O ano de 2020 certamente trouxe muitos aprendizados diante de uma parcela maior de erros dentro das adversidades provocadas pela pandemia de coronavírus. Um exemplo é que, após a falta de matéria-prima, você pode ter percebido que não podem ter um fornecedor e sim ter outros para que se tenha relacionamento com outros e, assim, garantir um pouco mais de insumos.
Também deve ter percebido que não devem operar a empresa com o caixa sem uma reserva maior, pois muitas tiveram que recorrer a crédito de última hora e os juros corroeram as margens de lucro.
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“Outro momento é a falta de mão de obra qualificada na hora que houve um aumento da demanda. Será que poderiam ter processos mais bem definidos e treinamentos preparados para os novos colaboradores?”, questiona o especialista da Phospera.
Além disso, o marceneiro ainda poderia ter feito algo para reter os melhores profissionais para que não fossem aliciados pela concorrência? Deveria ter um estoque mínimo para ferragens, chapas e insumos de alta rotatividade? Essas são questões relevante e cada empresário deve fazer uma reflexão sobre 2020, aprender com as dificuldades e problemas e se precaver para esse e os próximos anos. Um primeiro passo é fazer o planejamento empresarial.
Planejamento empresarial na marcenaria
Haroldo Matsumoto, da Phospera Educação Corporativa apresenta um quadro com as referências necessárias para o planejamento empresarial na marcenaria.
– Reúna informações e histórico da empresa (dados sobre clientes, receitas, despesas, processos internos, equipe, linha de produtos e serviços, enfim, todas as informações pertinentes a empresa);
– Analise quem são seus principais concorrentes e o que eles fizeram melhor que você;
– Verifique quais são as mudanças do seu setor; principais tendências; novas tecnologias; problemas ou oportunidades para o próximo ano;
– Baseado nestas informações, determine quais sãos os principais objetivos para este ano e como você irá medir os resultados para verificar se estão atingindo ou não esses objetivos;
– Depois de definidos os objetivos, deve-se dividir as tarefas entre os departamentos e entre os colaboradores. Imagine que se todos conseguirem atingir suas metas individuais consequentemente conseguirão atingir o objetivo da empresa;
– Os principais desafios para execução de um planejamento são: compreensão e envolvimento das pessoas; monitoramento e feedback com o time, ajustes necessários no dia a dia para não desviar da rota, capacidade e experiência das pessoas que seja suficiente para atingir as metas;
– Ações de sustentação do time: Comemorar as vitórias mês a mês para que continuem envolvidos com os objetivos do planejamento e possam reforçar os principais indicadores ao longo do ano;
– Fechamento do ano: não se esqueça, após finalizar o ano, de verificar os erros e acertos do planejamento. Eles serão fundamentais para o ciclo de aprendizagem e para que sua empresa se beneficie cada vez mais de um bom planejamento empresarial.