Possibilidades de uso de sistemas deslizantes para móveis
Rometal explica as possibilidades de uso com sistemas deslizantes para portas de correr de móveis e ambientes
Publicado em 28 de março de 2024 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Existem inúmeras possibilidades de uso de sistemas deslizantes para portas de correr de móveis. O tipo de sistema varia de acordo com o objetivo do projeto e há empresas que trabalham com um mix bem amplo para diferentes aplicações e projetos, como a Rometal. Eles vão desde os mais simples até os mais elaborados, que se diferenciam por características como segurança, conforto e suavidade no deslizamento.
Em sistemas para aplicação em armários, a Rometal possui em seu portfólio tanto sistemas de sustentação na base, que são mais conhecidos e utilizados pelo mercado, quanto os sistemas suspensos, que são a escolha ideal para projetos que prezam por um design limpo.
– Tudo sobre sistemas para portas de correr
Pensando em segurança e conforto do usuário final, a empresa tem dois sistemas para aplicação em armários: o Agility Plus (com o conceito de sistema com sustentação na base) e o Dominus (com o conceito de sistema suspenso). Ambos possuem mecanismos antidescarrilamento, que garantem a segurança ao usuário e amortecimento, que proporcionam um maior conforto na abertura/fechamento das portas e deslizamento suave e silencioso.
“O Dominus, em especial, é o queridinho do momento. Esse sistema vem sendo cada vez mais especificado nos projetos de arquitetura de interiores. Além dos benefícios citados, os trilhos não ficam aparentes, proporcionando um design limpo e elegante, muito utilizado em ambientes mais amplos e projetos de alto padrão”, diz a especialista de marketing da empresa, Josiane Laurindo.
A Rometal ainda conta com um sistema para armários com portas retráteis, o Rivelato. “Esse sistema possibilita o aproveitamento total do móvel e a economia de espaço, já que as portas são recolhidas para o interior do móvel, de forma prática e sem atrapalhar a circulação”, aponta a profissional.
Sistemas deslizantes para móveis
Para móveis de menor porte, como balcões e aéreos, o destaque vai para os sistemas Multi e Linea. Ambos se diferenciam pelo apelo estético que proporcionam no móvel. Com o uso do Multi, não há a necessidade do trilho inferior aparente. Já no Linea, os trilhos são instalados por fora da caixa do móvel, fazendo um efeito de portas flutuantes.
“Para divisões de ambientes, indicamos o sistema Evo, o primeiro do mercado brasileiro, com roldanas aparentes, que possui amortecimento. Além disso, seu design foi reconhecido no Museu da Casa Brasileira, no Brasil Design Award e no Reddot Award, um dos maiores prêmios mundiais na categoria design de produto”, conta Josiane.
Também para divisões de ambientes, há o conhecido e consolidado RO-82, que diferente do EVO, fica com a ferragem totalmente oculta. Esse sistema possui as versões com amortecimento que garantem mais conforto para o usuário.
“O RO-82 é compatível com diversos acessórios, como o syncro-sequenziato, que faz o efeito de portas ‘mão amiga síncrono’, onde ao abrir uma das portas, as outras também se abrem ao mesmo tempo, em efeito cascata, este sistema é cada vez mais utilizado para divisões de ambientes com vãos maiores”, salienta.
Entre os sistemas deslizantes com aberturas diferentes, há o sistema Articolato, ideal para portas de passagem articuladas, mais conhecidas como sanfonadas ou camarão. Tais portas são grandes aliadas quando se trata de divisão ou integração de ambientes.