Primeira edição do Clube Duratex Day discute o futuro da marcenaria
Clube Duratex Day discutiu tendências, inovação e caminhos para o futuro da marcenaria, reunindo profissionais, parceiros e lideranças do mercado
Publicado em 10 de dezembro de 2025 | 11:50 | Por: Thiago Rodrigo

A Duratex realizou, na última quinta-feira (27/11), na Casa Dexco, a primeira edição do Clube Duratex Day, encontro que passa a integrar o calendário do setor com o objetivo de promover troca de conhecimento, fortalecer relações e antecipar tendências da marcenaria. Sob o tema “O Futuro da Marcenaria”, o evento reuniu especialistas, arquitetos, parceiros estratégicos e marceneiros para um dia de debates técnicos. Segundo dados da última pesquisa do Sebrae, o segmento reúne mais de 245 mil empresas formalizadas, além de um grande número de operações informais no país.
– Revista Móbile Fornecedores vence Prêmio Ibá de Jornalismo
A programação foi aberta por Rodrigo Pioto, criador de conteúdo e referência no segmento, que conduziu discussões sobre práticas do dia a dia das oficinas e transformações que já moldam o setor. No primeiro painel, arquitetos, profissionais da Duratex e marceneiros abordaram macrotendências, como ambientes mais fluidos e acolhedores, o uso do MDF como elemento arquitetônico e a crescente busca por personalização. Também foram apresentadas inovações da Duratex, como recursos que ampliam a estabilidade para curvas e ripados e a tecnologia de impressão digital que permite a personalização de painéis.

Apresentação da Rehau sobre o diferencial das fitas de borda
Temas ligados à sustentabilidade ganharam destaque, com foco em certificações como CARB (California Air Resources Board) e a importância crescente de materiais que atendem a requisitos de projetos com selos verdes. A adoção de ferramentas digitais — incluindo a Inteligência Artificial — foi apontada como um caminho para ampliar eficiência, competitividade e capacidade de atendimento das oficinas.
Na sequência, a Rehau apresentou a evolução das fitas de borda e seu papel estratégico na proteção contra umidade e na qualidade estética dos móveis. A Bosch trouxe orientações sobre o uso de equipamentos e ferramentas, abordando inovações, demonstrações práticas e tendências para 2026, enquanto a Freud, marca do mesmo grupo, trouxe orientações práticas sobre o uso correto de serras, geometrias de corte e segurança operacional, reforçando como decisões técnicas impactam diretamente o acabamento, o retrabalho e a vida útil dos equipamentos.

Bosch e Freud compartilhando orientações sobre o uso adequado de equipamentos e ferramentas
O encerramento ficou por conta da dupla Ana Boaventura e Bernardo Costa, do perfil “Meu Marido Marceneiro”, que destacou o potencial do digital para impulsionar negócios no setor. Com autenticidade e comunicação transparente, o trabalho da marca demonstra como as redes sociais fortalecem a confiança, viabilizam vendas em todo o país e permitem que oficinas ampliem receita por meio de e-commerce e peças menores desenvolvidas a partir de sobras de material.

Ana Boaventura e Bernardo Costa do “Meu Marido Marceneiro” destacando o potencial do digital no impulsionamento de negócios no setor
O consenso dos painelistas reforçou que o futuro da marcenaria passa pela combinação entre domínio técnico, compreensão das necessidades do cliente e integração de novas tecnologias — da evolução dos materiais à adoção de ferramentas digitais. Para Patrícia Cisternas, gerente de Marketing da Duratex, o Clube Duratex Day nasce com o objetivo de acompanhar e apoiar esse movimento:
“Queremos criar um espaço permanente de troca, inspiração e aprendizado. A marcenaria vive um período de mudanças importantes, e queremos estar ao lado do profissional, oferecendo informação, inovação e proximidade. Esta primeira edição mostra que há muito espaço para evoluir junto com o mercado”, afirma. Com novas edições já previstas para 2026, o Clube Duratex Day consolida a Casa Dexco como um ponto de encontro para conteúdo, relacionamento e atualização profissional, reforçando o papel da Duratex no incentivo ao desenvolvimento da cadeia moveleira.







