Profissionalizando diferentes áreas da marcenaria

Diferentes áreas da marcenaria carecem de profissionalização específica, veja como melhorar seu negócio

Publicado em 23 de agosto de 2023 | 09:00 |Por: Thiago Rodrigo

A marcenaria como negócio empresarial possui diversos níveis de maturidade de gestão. No gerenciamento da marcenaria, de modo geral, há diversas áreas que estão profissionalizadas. Seja no marketing, no processo de venda, na compra de produtos, na produção dos móveis ou na montagem deles, as marcenarias têm ou passaram a ter ferramentas que profissionalizaram diferentes partes dessas áreas e colaboraram para a evolução do negócio.

Entretanto, ainda há algo que possa ser aperfeiçoado em uma dessas áreas ou em outros tópicos que envolvem uma marcenaria? Podemos dizer que a escassez de mão de obra qualificada (ou não) é a principal delas atualmente e impacta diretamente a produtividade.

“Não adianta termos tantas ferramentas e não sabermos usá-las devidamente, ainda mais nos dias de hoje com tanta competitividade no mercado. Precisamos de treinamentos contínuos dessas ferramentas, tendo em mente sempre atualização de conhecimento”, assinala o engenheiro industrial com experiência no setor moveleiro, Leonardo J. Brandão.

Como aumentar a produtividade da marcenaria

Nas marcenarias, pode ter uma lacuna em alguma área do negócio, seja no marketing, na compra de materiais, na venda do móvel, na produção ou na montagem que ainda seja preciso ter maior profissionalização. “Em minha experiência profissional, observei diversas vezes que há áreas que recebem mais aporte de desenvolvimento do que outras, desequilibrando a empresa como um todo”, pondera o consultor.

Diante disso, é necessário equilibrar investimentos para que todas as áreas sejam beneficiadas e se conectem entre si, inclusive em prol do clima organizacional. “Tal valorização de pessoas às vezes gera resultados maiores do que financeiros”, assinala.

Marketing

Para melhorar o processo de venda e marketing da marcenaria, pode-se realizar a criação de um portfólio sólido e consistente para a demonstração do mobiliário produzido, desenvolver parcerias com arquitetos, designers e a participação de eventos do setor moveleiro.

Isso pulveriza a atuação no mercado e traz parcerias e reconhecimento do trabalho realizado. Brandão também destaca “trazer o marketing para a fábrica”: com o cliente entendendo os processos, muitas vezes manuais, ele tem a tradução das sutilezas de um produto, compreendendo a diferença entre preço e valor do que ele paga.

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