Quando e como utilizar o verniz marítimo

Produto tem como função proteger a madeira em contato com umidade e maresia, realçando a beleza natural do substrato

Publicado em 23 de março de 2022 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Verniz marítimo ou verniz naval, não é só para proteger a madeira de embarcações. Quem tem casa de praia com móveis de madeira ao ar livre pode utilizar esse tipo de produto para garantir a durabilidade – e a beleza – do substrato.

De acordo com Kelly Lima, especialista em tratamento de madeira da Montana Química, móveis de madeira expostos em locais com mais umidade devem ter uma atenção especial. “O verniz marítimo age como um escudo protetor, formando uma película que protege, realça os veios, embeleza e enobrece a madeira”.

A especialista explica que o verniz marítimo é indicado para superfícies de madeira (aplainadas, lixadas ou rústicas) em contato com a água ou maresia, utilizadas em portas, portões, janelas, beirais, forros, estruturas de telhado, terraços e móveis externos.

Como escolher?

Como o mercado oferece várias opções e preços, a especialista afirma que uma das dicas é checar o rendimento do produto, que influencia muito no custo-benefício. “O consumidor deve checar o rendimento acabado, que é aquele que considera a pintura finalizada e com a cobertura ideal.”

Outra dica para o consumidor é checar o tipo de acabamento desejado. “Alguns vernizes oferecem diversas opções de brilho como fosco, acetinado e brilhante. Verificar essas possibilidades permite ao consumidor o casamento perfeito com proteção e beleza.”

Como aplicar?

Antes da aplicação do Verniz Premium Marítimo é necessário que a peça ou superfície a ser envernizada esteja limpa e seca, livre de partículas soltas, mofo e isenta de óleos, graxas, ceras e outros contaminantes. Não aplicar em madeiras verdes ou úmidas.

Madeiras novas: Lixe a madeira na direção dos veios, elimine a poeira do lixamento e faça a aplicação do verniz seguindo as orientações da embalagem.

Madeiras envelhecidas (acinzentadas): Em madeiras envelhecidas sem nenhum tipo de acabamento, aplique o tratamento ClariDeck para restaurar a tonalidade e textura natural da superfície. Em seguida, prossiga como madeira nova para fazer a aplicação do verniz.

Madeiras envernizadas ou com stain: Para peças em boas condições, efetue o lixamento com uma lixa de grana fina e aplique o Verniz Premium Marítimo.Montana

Para superfícies em más condições, remova completamente o acabamento anterior utilizando o Striptizi Gel da Montana. Em seguida, elimine os resíduos do removedor e proceda como madeira nova.

Madeiras resinosas: Para madeiras resinosas (Cumuru, Ipê, Peroba, Angelim, Itaúba, Jatobá, Maçaranduba, entre outras) em ambientes internos, lixe a madeira na direção dos veios e aplique duas demãos de Isolare base solvente. O objetivo é impedir a exsudação (migração) dos extrativos da madeira resinosa e o retardamento da secagem do verniz.

Para uso externo, aplique o verniz diretamente sobre a madeira. Para aplicação com trincha ou rolo o verniz já vem pronto para uso. Para aplicação com pistola, a diluição máxima é feita com 5% de Aguarrás Montana. “O verniz marítimo exige mais de uma demão para a proteção ideal da madeira. Por isso, para cada tipo de aplicação, é preciso checar o número de demãos, tempo de secagem, de manuseio e final no rótulo do produto”, finaliza Kelly.

Verniz marítimo

O Verniz Premium Marítimo da Montana Química é referência em proteção e acabamento para superfícies de madeira utilizadas em peças, móveis e estruturas em contato constante com água e maresia porque oferece diversas vantagens, entre elas fácil aplicação, ótimo rendimento, secagem rápida, ótimo alastramento, proteção contra os raios ultravioleta, resistência ao atrito e dureza, excelente durabilidade, resistência às intempéries, à maresia e à água.

verniz marítimo

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas