4 dicas de especialista para aumentar as vendas na marcenaria
Diretor do IBVendas, Mario Rodrigues, dá dicas sobre como melhorar a relação com os clientes e aumentar o número de compradores da sua marcenaria
Publicado em 26 de abril de 2018 | 14:34 |Por:
Como em qualquer outro negócio, as fabricantes de móveis sob medida também procuram expandir a rentabilidade por meio do aumento das vendas na marcenaria. Isso geralmente ocorre na articulação de dois processos. Primeiro, a manutenção do bom contato com os clientes já conquistados e sua respectiva fidelização. Segundo, a ampliação do número de compradores com o uso de publicidade, anúncios ou outras formas de aumentar a visibilidade da empresa junto ao público.
– Como melhorar o atendimento na marcenaria
A diferença (e o diferencial) das marcenarias, em comparação com as demais lojas do varejo de móveis, está no atendimento personalizado, no qual o marceneiro busca identificar as particulares necessidades e soluções para o cliente e oferecer a produção customizável de mobiliário. Tratam-se de qualidades bastante apreciadas pelos consumidores atuais e que podem ser exploradas para aumentar a eficiência do seu negócio.
Tendo em mente estas características, convidamos o diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), Mario Rodrigues, para falar sobre como aumentar as vendas na marcenaria. Leia abaixo as dicas do especialista.
Como aumentar as vendas na marcenaria
1 – Proatividade
“Uma das técnicas utilizada na maioria dos segmentos, inclusive na marcenaria, é a proatividade no atendimento à pessoa que já é cliente. É válido mandar um recado por e-mail ou WhatsApp perguntando se ela precisa de algum serviço de manutenção ou revisão no mobiliário. Iniciativa com ações promocionais e sugestão de produtos que são tendências como, por exemplo, novos racks ou painéis para televisores é também uma boa estratégia. As marcenarias contam com um grande diferencial, que é a experiência de compra personalizada do cliente. O marceneiro pode tratar os clientes pelo nome (já que tem isso arquivado) e aproveitar a característica própria da personalização não apenas no produto, mas também no atendimento, uma vez que já se conhece algo dos desejos daquele cliente em particular”
2 – Ativar necessidades
“Existe uma noção na teoria de vendas que é a de “necessidades ativadas”. Eu, por exemplo, tenho um marceneiro que já produziu móveis para minha casa e escritório e que é muito próximo da minha família. Quando ele me atende para fazer alguma manutenção ou consertar algum mobiliário, ele aproveita e sugere novas peças, e geralmente peças que eu realmente preciso. Aqui é importante não ser invasivo ou passar a impressão de querer empurrar produto para as pessoas. Nessa iniciativa é mais importante demonstrar interesse genuíno em melhorar as condições do cliente. Por isso o foco não é o produto (querer vender um produto a todo custo), mas em identificar um problema do cliente e oferecer uma solução específica”
3 – Indicação para aumentar as vendas na marcenaria
“A base de clientes já existente também pode ser usada para atrair novos. Eu volto para a base, não para vender mais, mas para estimulá-los a indicar o meu negócio aos seus conhecidos. Sim, às vezes é difícil fazer isso de forma objetiva. Portanto, em primeiro lugar é importante mostrar interesse na opinião da clientela, fazendo uma pesquisa de satisfação, por exemplo, perguntando por uma nota de 0 a 10. Se ocorrer uma boa avaliação, de 9 ou 10, podemos dizer que há aí um potencial promotor. Logo na sequência da pesquisa de satisfação, então já se pode perguntar também se o entrevistado tem alguém para indicar. Veja, antes de pedir indicação, eu demonstro preocupação com a necessidade e a satisfação do interlocutor. Muitas empresas aumentam diariamente suas vendas com essa estratégia. E não apenas as vendas, mas a credibilidade da empresa também, graças à indicação propriamente dita”
4 – Publicidade alternativa
“Existe sempre a possibilidade de investir em anúncio de jornais no bairro, revistas, publicações especializadas, etc. Mas às vezes isso pode ser caro. Há outras formas de aparecer. Diferente das redes de varejo, a marcenaria não conta com uma vitrine, mas ela pode firmar parcerias com lojas e estabelecimentos da sua região para expor seus móveis. Há, por exemplo, uma padaria no bairro, e o marceneiro monta um móvel neste estabelecimento. Associado a esse mobiliário ele faz o anúncio, com panfletos, informações ou mesmo eventos no local. Isso funciona muito também quando os clientes são outros estabelecimentos comerciais que por ventura se interessem por aquele tipo de mobiliário exposto”.