Revendas de produtos para marcenaria se tornaram parceiras do profissional – Parte 1
Empresas se apresentam não só como fornecedoras de produtos e serviços, mas também como aliadas na capacitação dos marceneiros e na qualificação dos empreendimentos
Publicado em 4 de outubro de 2018 | 08:00 |Por:
Oferta de produtos essenciais, mas também especiais, com qualidade e preço digno para marcenaria; assistência na realização de projetos e serviços, ações de capacitação dos marceneiros e empreendedores, e criação de workshops e eventos para clientes. Com ações como estas, as revendas de produtos para marcenaria contribuem de maneira prodigiosa para a evolução do mercado sob medida, colaborando para o progresso do marceneiro tanto no ponto de vista técnico quanto administrativo da marcenaria.
Acompanhando o desenvolvimento de novos produtos pela cadeia fornecedora, as lojas de produtos para marcenaria apresentam um imenso leque de opções e tendências variadas. Para isso ser alcançado, a revenda teve que se aparelhar para oferecer produtos e serviços que proporcionavam mais agilidade e flexibilidade aos processos de fabricação, criatividade e design ao móvel.
“Nos últimos anos houve uma evolução grande nos produtos e nos serviços oferecidos pelas lojas. Hoje o marceneiro tem muitas possibilidades, um atendimento com pessoal especializado na loja, produtos atualizados e modernos”, analisa o gestor da rede Made Brasil, Antonio Malvezzi. Toda essa transformação possibilita ao marceneiro a prática de um atendimento mais rápido, eficiente e com qualidade ao seu cliente, e a criação de projetos ricos em design em consoante às últimas tendências.
Comercialização
A competitividade é fundamental para todo e qualquer negócio e um dos pontos que as revendas de produtos para marcenaria trabalham e que beneficiam a compra de produtos pelos lojistas e marceneiros é a compra coletiva realizada pelas redes. “Ela traz vantagens para os associados na negociação de grandes volumes e conseguimos obter juntos aos fabricantes melhores condições comerciais em geral, não somente com foco no preço em si”, explica Malvezzi.
Essa operação não traz vantagens apenas no preço dos produtos. De acordo com o presidente da associação das lojas do Grupo Madcompen, Álvaro Goes, permite investimentos co-financiados, pacotes de capacitação, maior compreensão das oportunidades de negócios, entre outras iniciativas. “As vantagens de ser um grupo líder, sólido e com uma central de negócios organizada chegam aos nossos clientes por meio de uma relação que persegue a geração de valor no composto de marketing como um todo”, acrescenta.
No caso da Rede Pró, em que a negociação é centralizada, as revendas podem comprar diretamente com representantes ou de forma centralizada. Para o marceneiro, a gestão como um todo permite a oferta de produtos com preços competitivos. “Todavia, com o cuidado para preservar o mercado, inclusive nos produtos de marca própria, que respeitam um padrão de qualidade especificado previamente, e se posicionam com um melhor preço”, considera a responsável pelo marketing da rede, Vanessa Rivello.
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Por falar em produtos de marca própria, o diretor-geral da Rede Green, Osmani Pinheiro, revela que o primeiro objetivo sempre é a qualidade, pois seria um erro associar o nome da rede a produtos com qualidade duvidosa. “Já a relação de preço competitivo aparece a partir do momento que a rede fideliza seu nome com o fornecedor numa relação de exclusividade, sempre vinculada a volumes mínimos para possibilitar produções sempre constantes e crescentes”, explica.
Serviços das revendas de produtos para marcenaria
Para que o marceneiro possa atender cada vez melhor o cliente final, com mais rapidez e qualidade, as revendas de produtos para marcenaria inovaram com a prestação de corte de chapa e colagem de borda para marcenaria, soluções para oferecer ao profissional um leque maior de serviços. Este auxílio permite um ganho de escala significativo para a marcenaria.
“Um exemplo disso seria uma marcenaria com capacidade de produzir quatro cozinhas por mês. Com o auxílio da revenda no projeto, corte, bordeamento, poderia entregar de seis a oito cozinhas por mês, dependo dos recursos que utilizar”, exemplifica Vanessa, da Rede Pró. A rede de revendas de produtos para marcenaria tem investido em máquinas e softwares para otimizar este trabalho, desde o projeto com sistema mais fácil de utilizar pela loja ou pelo marceneiro na hora da venda, até máquinas de corte horizontais, coladeiras automatizadas e, em alguns casos, CNCs que permitem usinagens nas frentes de gavetas e portas, além da furação para ferragens em geral.
A GMad também tem aprimorado o maquinário de suas lojas, investindo em na oferta de processos diferenciados como centros de usinagem, máquinas de afiação e auxílios de centro de design e técnicos em pinturas. “Independente do serviço, o fio condutor está em oferecer maquinários de ponta que possam potencializar as marcenarias no complemento de suas produções, garantindo que se consolidem como melhor prestador de serviços no móvel sob medida”, diz Goes, presidente do grupo.
Qualificação
As redes de revendas de produtos para marcenaria também praticam palestras, treinamentos e workshops para a qualificação do marceneiro, seja em gestão, processos, entre outros, assim como ações de comercialização de produtos e eventos nas próprias lojas em parceria com os fornecedores.
Participar dessas atividades permite que o profissional tenha acesso imediato às novidades do setor. “Ele pode saber o que está acontecendo no mercado, quais as tendências, o que o cliente está buscando e como ele faz para suprir essa demanda. O marceneiro precisa se atentar às novidades e estar dentro de uma revenda permite que ele foque naquilo que é o negócio dele”, aponta Vanessa Rivello, da Rede Pró.
E a frequência com que estas ações acontecem é considerável. O Grupo Madcompen realizou, em 2015, 105 eventos que alcançaram cerca de 10 mil profissionais marceneiros, designers e arquitetos. “O foco foi em produtos, máquinas, tecnologia e inovação. A qualificação em gestão e processos se deu por nossa plataforma Infomad”, diz Álvaro Goes, presidente da GMad.
A Rede Green, no último ano, realizou 30 eventos que treinaram mais de 2300 profissionais. “A participação do marceneiro não é importante, mas sim imprescindível, pois ele é o foco de tudo isso”, frisa Osmani Pinheiro, da Rede Green. O grupo desenvolve ações de marketing para alavancar as vendas no ponto de venda com promoções para os clientes. Como o Green Day, versão da rede inspirada no Black Friday, e o Green Week, semana de ofertas com segmentação de um ou dois produtos.
A Rede Pró organiza workshops para empresários marceneiros com temas simples de venda e atendimento ao consumidor. Entre eles estão o “Ganhando o mercado com atendimento nota 10” e o “Ganhando o cliente na visita”. Em gestão de custos há o “Ganhe mais – Orçamento”. Para atendimento diferenciado com conhecimento técnico e profissional a rede oferece cursos de “Especialista em ferragens” e “Especialista em Máquinas e Ferramentas”.
Reportagem originalmente publicada na edição 96 da Móbile Sob Medida