Sayerlack destaca cuidados no envernizamento da madeira
Fornecedora de tintas e vernizes, Sayerlack apresenta soluções e cuidados no envernizamento da madeira
Publicado em 18 de julho de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
O móvel de madeira maciça não é mais largamente utilizado pelas pessoas, mas há sempre aqueles consumidores que sabem da qualidade e diferencial da madeira bruta em um projeto de mobiliário – e podem pagar por isso. Para a proteção da madeira natural, todos sabemos que verniz é uma opção, de modo também a realçar e embelezar o substrato.
A Sayerlack, fabricante de tintas e vernizes, pesquisa e desenvolve produtos em várias tecnologias para atendar as demandas de pintura e envernizamento da madeira em indústrias e marcenarias de todos os portes. Assim, oferece produtos base água, sintéticos, poliuretanos (PU), ultravioletas (UV), acrílicos e poliéster. Ademais, produtos indicados para madeira maciça também podem ser utilizados sobre painéis de MDF ou MDP laminados com lâminas de madeira natural ou pré-composta.
– Perfis de alumínio para móveis
Com essas soluções o marceneiro pode diferenciar e oferecer acabamento com verniz em acabamentos alto brilho, fosco e acetinado. O verniz naturalíssimo que proporciona um acabamento que preserva a textura e a aparência da madeira natural. A Sayerlack também oferece vernizes transparentes que realçam a cor natural e pigmentados. Inclusive, também há tingidores que podem ser adicionados aos vernizes ou aplicados diretamente sobre a madeira maciça ou laminada.
“O Sistema Tingimix, disponível na rede de Distribuidores Autorizados, por exemplo, disponibiliza 75 cores entre as mais utilizadas no Brasil e as tendências do mercado internacional, comercializados a partir de um litro. O sistema é baseado em dois tipos de madeira (marfim e mogno), permitindo que os marceneiros trabalhem com misturas de tingidores obtendo diferentes tonalidades, realçando o poro da madeira, para atender as expectativas dos clientes”, explica o diretor geral da Sayerlack, Marcelo Cenacchi.
Envernizamento da madeira
Para obter um acabamento de qualidade, o marceneiro deve se atentar a algumas recomendações antes de iniciar o processo de envernizamento da superfície da madeira. Elas são:
1 – Controle da umidade da madeira;
2 – Avaliar se a madeira é resinosa ou não, nesse caso recomenda-se usar produtos que isolem a migração de resina;
3 – Executar um bom lixamento da madeira;
4 – E utilizar produtos de qualidade e adequados para o tipo de madeira e o efeito desejado.
Além de se atentar aos cuidados mencionados acima, saber qual finalidade do móvel ou objeto de madeira a ser envernizado (móveis de cozinha, tampos de mesa, aparadores, dormitórios, etc.) é importante. “Para cada uma delas, a Sayerlack tem uma indicação de produto e de processo de pintura mais adequado, abrangendo resistência física, química e durabilidade do verniz sobre a superfície”, afirma Cenacchi. Isso vale também para os equipamentos de aplicação. Pode-se obter bons acabamentos aplicando determinados produtos a pincel ou rolo, mas de acordo com o diretor, o acabamento com a pistola sempre apresentará maior qualidade.
– Leia a Móbile Fornecedores 329
Ignorar os cuidados iniciais de preparação da madeira, optar por produtos que não são compatíveis com a finalidade do mobiliário, utilizar marcas diferentes no processo de pintura (que podem alterar o acabamento e a resistência da superfície), não seguir as instruções do boletim técnico quanto a diluição, preparação do produto, número de demãos e intervalo de secagem, são algumas das operações que não se deve fazer.
“Em casos de dúvidas quanto ao melhor processo para embelezar e proteger a madeira, o recomendado é entrar em contato com a Sayerlack ou um de nossos Distribuidores e Revendedores para que possam indicar a opção correta de processo e produtos”, pontua Cenacchi.
Diferença entre verniz e stain
Tanto os vernizes como os stains irão proteger e realçar as características da madeira. Os vernizes formam uma película que pode ser brilhante, fosca ou acetinada. Já os stains, por serem impregnantes, penetram na madeira de proporcionam um acabamento mais natural sem camada. “É uma questão de gosto e estética. Mas ambos são necessários para manter a madeira bonita, protegida e com aspecto de nova”, assinala Cenacchi. O stain é um impregnante que penetra na madeira, tratando-a de dentro para fora e não deixa sobre o substrato uma “película” de produto, pois sua função é impregnar a madeira. Já o verniz protege a madeira em sua superfície, conferindo uma “película” que pode ser fosca, acetinada ou brilhante. “A título de curiosidade, quando se fala em acabamentos para exterior, quanto maior o brilho do acabamento, maior será a proteção, pois o brilho do produto irá ajudar a refletir os raios solares, diminuindo drasticamente a deterioração da película de verniz aplicada”, destaca.
Continue lendo a reportagem na edição 328 da revista Móbile Fornecedores