Softwares de produção na marcenaria

Promob e Corte Certo mostram, passo a passo, quais são e como funcionam seus softwares de produção na marcenaria

Publicado em 14 de janeiro de 2026 | 08:00 | Por: Thiago Rodrigo

A Corte Certo é conhecida por seu foco no desenvolvimento de soluções de planos de corte, em especial os voltados para o corte de chapas de quaisquer materiais, mas também os lineares (para barras e tubos, sendo materiais unidimensionais) e materiais acondicionados em rolos. Os softwares mais conhecidos da m arca são os da marca Corte Certo 2D (bidimensionais), Mini, Standard e Plus, com soluções em softwares de produção na marcenaria que atendem a necessidades que vão desde as de pequenos empreendedores até as de gigantes multinacionais.

Segundo Joerly Santos, diretor da Corte Certo, eles ajudam a produção da marcenaria (considerando produção de forma mais abrangente não apenas na parte fabril), muito antes do processo de cortes em si, indo muito além. Isso porque algumas das etapas construtivas ou áreas de atuação que podem ser beneficiadas pelo programa, são: design, compra, estoque, transporte, contagem de cortes, descarte e precificação.

Quality Móveis automatiza produção

Pensando exclusivamente na parte de fabricação dos móveis ou outros produtos de marcenaria: o Corte Certo pode ajudar das formas mais inesperadas. “Isso acontece porque o Corte Certo não é um solucionador de ‘quebra-cabeças’, como normalmente é entendido, porque esse tipo de jogo tende a ter resposta única, enquanto o sistema apresenta soluções múltiplas e combinadas”, diz Joerly. O plano de corte determina a sequência lógica dos cortes, até numerando-os, visando ao ganho de tempo em combinação com o melhor aproveitamento da matéria-prima.

“De certa forma, é possível dizer que o Corte Certo traz a inteligência de fábrica grande para dentro da marcenaria. Em outras palavras, seus planos permitem organizar o processo de corte de modo estratégico, otimizando o próprio fluxo de produção, mesmo em operações menores”, aponta o diretor.

Para quem não pode dispor dos grandes avanços tecnológicos presentes em seccionadoras de alto padrão industrial ou sistemas complexos de ERP, o Corte Certo oferece soluções inteligentes que aproximam o pequeno produtor da eficiência das grandes fábricas – como gerar etiquetas em sincronia com a ordem exata de saída das peças em máquinas manuais; programar cortes de alívio de tensão em chapas de menor qualidade, minimizando o efeito banana; ou colocar à frente o corte de determinadas peças para que seu acabamento possa ser adiantado.

Continue lendo a reportagem na edição 347 da Móbile Fornecedores

Receba nossa Newsletter
Matérias Relacionadas