Soluções em seccionadoras para marcenaria

Modelos de seccionadoras para marcenaria para diferentes tamanhos de produção de móveis sob medida

Publicado em 17 de fevereiro de 2023 | 07:09 |Por: Thiago Rodrigo

O mercado da marcenaria mudou muito nos últimos anos, buscando cada vez mais tecnologia para aumentar a produtividade e reduzir mão de obra e a atividade manual. Além disso, os consumidores de mobiliário sob medida estão cada vez mais exigentes, com uma crescente preocupação com qualidade do móvel. Por isso, a seleção entre as melhores seccionadoras para marcenaria para fazer o melhor produto é natural e o mercado de marcenaria passa a demandar máquinas com mais recursos para atingir a qualidade desejada pelos consumidores.

Em seccionadoras para marcenaria, há diferentes tipos do maquinário para diferentes tamanhos de produção e necessidades produtivas. Assim, as características de uma seccionadora mais simples, uma intermediária e outra mais robusta são distintas para os diferentes tamanhos de produção.

Leia mais sobre seccionadoras na Móbile Fornecedores 314

Cada fornecedora de maquinário tem uma divisão própria, mas de forma geral elas são aproximadas. Seccionadoras mais simples tem sistema de posicionamento de medidas manual, com ciclos automáticos, controle de velocidade de avanço e opções de ter posicionadores automáticos, entre outros.

Seccionadoras intermediárias são máquinas com pinças, controladas por meio de PLC (Programmable Logic Controller, ou Controlador Lógico Programável), comunicação com otimizadores de corte e impressora de etiquetas. Máquinas mais evoluídas tem as propriedades citadas, mais pinças flexíveis com ou sem mesa elevadora.

Tecnologias das seccionadoras

Dispositivos Simples Intermediária Evoluída
Cortina de Segurança Sim Sim Sim
Mesas de Ar Opcional Sim Sim
Pinças Não Sim Sim
Batente Digital Opcional Não Não
Posicionador Eletrônico Opcional Não Não
Pinças Flexíveis Não Opcional Opcional
Mesa Elevadora Não Opcional Sim

Fonte: SCM

Diferentes níveis de seccionadoras possuem suas próprias tecnologias como grupo riscador, alinhador lateral, empurrador automático, carro porta-serras, acessórios de segurança, mesa de ar, entre outros. Tiago Rodrigo da Silva Costa, gerente comercial da SCM, cita quais delas são padrões ou opcionais nas seccionadoras para múltiplos tamanhos de marcenaria. Em seguida, confira as soluções em seccionadoras para marcenaria de cada marca fornecedora do maquinário.

Seccionadoras para marcenaria da Biesse

A Série WN 230 possui duas larguras de trabalho: 3.200 e 4.500 mm. Dependendo da versão, podem conter de 5 a 11 pinças. De carga frontal, possui um motor de 5,5 KW (opcional 7,5 KW) para riscador + serra e altura de corte de 60mm.

O deslocamento do carro porta serra ocorre por motor assíncrono e sistema de transmissão a pinhão + cremalheira helicoidais, com posicionamento do carro por encoder, reduzindo tempos de ciclagem.

Outro diferencial é o alinhador lateral presente no próprio carro porta serra, reduzindo os tempos por ciclo de corte de 20 a 30% em relação aos tradicionais alinhadores a rolos geralmente presentes nos prensores.

Possui sistema patenteado Quick Change de troca de serra sem necessidades de utilização de qualquer ferramenta ou engate rápido de ar comprimido, o bloqueio da serra e do riscador ativado premendo botão que libera a flange de retenção das serras.

O carro porta pinças é movimentado com motor assíncrono + inverter, com Sistema de medição com duplo pinhão pré-carregado e sistema de recuperação de folgas com pinças flutuantes e independentes. A pinças possuem batentes de referência em alumínio, refiláveis e substituíveis. Com mecanismo de ejeção automática de peças e refilos posteriores.

A máquina é gerida por uma PC Industrial com peças de reposição facilmente encontradas no mercado e que se integra facilmente a rede de informática da empresa, com monitor de 21’. Acompanha estabilizador e o armário elétrico possui ar condicionado. Tem opcional impressora e softwares para etiquetas com códigos de barra.

A Série WN 250, oferece soluções mais performantes e adequadas às empresas que buscam desempenho com setup rápido, possui 3 larguras de trabalho: 3.200, 3.800 e 4.500 mm. Dependendo da versão, podem conter de 5 a 11 pinças. Existem opções de carga traseira, para pacotes de chapas sobre plataforma ou de carga frontal, possui 1 motor independente de 7,5 KW (opcional 11 KW) para a serra e outro de 2,2 KW para o riscador e altura de corte de 80mm.

Tem guias lineares para a subida e descida da serra principal e do riscador com patins independentes, e permite duas alturas de corte, 40 e 80 mm. O deslocamento do carro porta serra ocorre por motor brushless e sistema de transmissão a pinhão + cremalheira helicoidais, com posicionamento do carro por encoder, com reduzido tempo de ciclagem.

Outro diferencial desta solução é o alinhador lateral presente no próprio carro porta serra, reduzindo os tempos por ciclo de corte de 20 a 30% em relação aos tradicionais alinhadores a rolos geralmente presentes nos prensores.

Possui sistema patenteado Quick Change de troca de serra sem necessidades de utilização de qualquer ferramenta ou engate rápido de ar comprimido, o bloqueio da serra e do riscador ativado premendo botão que libera a flange de retenção das serras.

Biesse realiza evento em novo showroom

O carro porta pinças é movimentado com motor brushless, com sistema de medição com duplo pinhão pré-carregado e sistema de recuperação de folgas com pinças flutuantes e independentes. A pinças possuem batentes de referência em alumínio, refiláveis e substituíveis. Com mecanismo de ejeção automática de peças e refilos posteriores.

A máquina é gerida por uma PC Industrial com peças de reposição facilmente encontradas no mercado e que se integra facilmente á rede de informática da empresa, com monitor de 21”. Acompanha estabilizador e o armário elétrico possui ar condicionado.

Destaque para o sistema TwinPusher, que permite o aumento de produtividade de até 25%, tornando a seccionadora mais flexível. Neste sistema, um empurrador auxiliar está equipado com duas pinças fixas, que permite cortes transversais de uma tira em relação á tira que está ao lado com diferenças de até 900 mm entre elas.

O empurrador auxiliar tem um suporte lateral para segurar as tiras largas, podendo chegar a 600mm. Opcional impressora e softwares para etiquetas com códigos de barra.

Homag

A SAWTEQ B-130 HPP130, máquina de produção nacional, tem atendido marcenarias e prestadores de serviços. A máquina conta com o Software CADMatic, com gráficos em 3D para orientação do operador e opções que facilitam e agilizam os trabalhos de cortes, como por exemplo, otimizações dos cortes e possibilidade de trabalhos com ranhuras.

Para uma marcenaria a partir de um porte médio, a Homag tem soluções como a Sawteq B-300 HPP/HPL 300 que pode contar com opcionais como o powerConcept que pode ter uma produtividade de até 40% a mais em relação a uma máquina sem essa opção, cortando peças de medidas diferentes em um único corte. Conta também com o intelliGuide como orientador inteligente para o operador e podem ser integradas a um gerenciador de estoque, dentre outros.

Nos modelos mais avançados para produção mais autônoma e totalmente flexível, a Sawteq B-300 HPL300 Flex Tec, que além de todos os itens citados, é uma máquina integrada com gerenciador de estoque com robô para o manuseio e/ou empilhamento de peças da saída.seccionadoras para marcenaria

Holz-Her

A Holz-Her oferece como seccionadora para marcenaria a Tectra, do qual oferece todo o amparo tecnológico das máquinas maiores para o marceneiro. A B.Krick, representante da marca no Brasil, trabalha com diversos modelos de seccionadoras que atendem desde o marceneiro até mesmos as indústrias.

As principais diferenças entre elas estão focadas no grau de automação e alimentação, ou seja, se a alimentação do maquinário será feito manualmente, por mesa elevadora ou por robô de carregamento.

Além disso, há também o aumento da altura de corte à medida que sobe na categoria, além de velocidade de avanço e de pinças que aumentam gradativamente para atender a demanda do cliente.

De forma referida a estrutura da máquina, desde os menores modelos são capazes de trabalhar a full time, ou seja, no regime de três turnos de trabalho, pois as máquinas foram pensadas em durabilidade e serem robustas, ou seja, desde a menor máquina você terá isso como parâmetro

O grupo riscador é de suma importância, bem como toda a regulamentação de segurança. O sistema de alinhamento lateral e o empurrador automático são indispensáveis, tanto que desde os mais simples modelos até os mais complexos utilizados nas seccionadoras da Holz-Her.seccionadoras para marcenaria

Seccionadoras para marcenaria da Inmes

A Inmes possui o modelo V-30 Electronic, que pode receber planos de corte através de rede Wifi, com batente eletrônico e sistema de regulagem automática da velocidade de corte, o que faz com que a qualidade do corte seja muito superior a uma seccionadora comum.

A Inmes possui em seu modelo de entrada, a Seccionadora V30, a mesa de ar opcional, o sistema “Auto Speed” que regula automaticamente a velocidade de corte, o sistema “ Auto Stop” que detecta automaticamente o tamanho da peça sem necessidade de regulagem por parte do operador e o sistema “Eco Motion” que faz com que a seccionadora economize até 70% de energia se comparada com uma máquina comum.

Já a Seccionadora V30 Electronic, além dos sistemas citados acima, vem de série, equipada com mesa de ar e com sistema de batente eletrônico, com possibilidade de importar plano de corte, o que aumenta a produtividade.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas