Abimóvel promove encontro Mulheres e Conexões

No Mês da Mulher, encontro “Mulheres e Conexões” ocorre em 21 de março: evento busca promover o diálogo sobre equidade de gênero na indústria e no mercado

Publicado em 21 de fevereiro de 2024 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Homenageando o Mês Internacional da Mulher, a Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) realiza o evento “Mulheres e Conexões” no dia 21 de março de 2024, em São Paulo (SP). O encontro, alinhado com movimentos globais em prol da equidade de gênero e dos direitos da mulher, ocorre em paralelo a DW! – Semana de Design de São Paulo (14 a 24 de março) e a Expo Revestir (19 a 22 de março), buscando promover um diálogo enriquecedor sobre a presença feminina na indústria, no design e em outras esferas dos negócios, com foco especial no setor moveleiro.

“Essa é uma oportunidade ímpar para refletir sobre o progresso alcançado e os desafios que ainda enfrentamos na busca pela igualdade de gênero na indústria. Queremos, dessa forma, não apenas celebrar as conquistas, mas também impulsionar mudanças concretas”, fala Irineu Munhoz, presidente da Abimóvel.

Cândida Cervieri, diretora-executiva da entidade, reforça essa mensagem, salientando o papel fundamental da representatividade feminina na inovação e no crescimento sustentável dos negócios, seja no setor moveleiro ou em outros setores. “Nossa missão é criar um espaço onde as vozes femininas não apenas sejam ouvidas, mas também atuem como forças motrizes na transformação dos negócios e da sociedade”, diz ela.

Exportações de móveis recuam em 2023

Para isso, o encontro reúne líderes do setor moveleiro, design, varejo, setor público, economia, indústria criativa e imprensa, criando um fórum abrangente para discussões sobre o tema. “‘Mulheres e Conexões’ celebra a resiliência e a capacidade feminina, bem como surge como um lembrete de que ainda temos um longo caminho a percorrer para alcançar a verdadeira equidade”, conclui Cândida.

Números atualizados da OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) demonstram, por exemplo, que a diferença salarial entre gêneros é de 11,9% em média em países do bloco. Isso representa uma melhora ainda lenta em relação aos 14% registrados em 2010. No Brasil, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a diferença salarial entre homens e mulheres pode chegar a 22% em determinados setores.

O evento chega, então, para endossar e expandir os esforços em prol da equidade de gênero no ambiente de trabalho, enfatizando a importância da questão e reconhecendo ações como o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, iniciativa recém-lançada pelo Governo Brasileiro por meio do Ministério das Mulheres, que reconhece empresas que adotam práticas inclusivas.

O evento é correalizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos) e pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), com o apoio de importantes entidades industriais e de negócios.

Todos os profissionais e empresários do setor são encorajados a participar e contribuir para o debate, ajudando a expandir as oportunidades para as mulheres na indústria e no mercado. Inscreva-se aqui.

Mulheres e Conexões

Data: 21 de março de 2024 Horário: das 09h30 às 17h30
Local: Baleia Rooftop | R. Lício Nogueira, 92 – Itaim Bibi, São Paulo – SP

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas