Artecola comemora Dia da Mulher com crescimento de lideranças femininas

Pela primeira vez em 75 anos de existência da empresa, uma das plantas está sendo totalmente liderada por mulheres, promovendo inclusão e diversidade

Publicado em 8 de março de 2024 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

A Artecola comemora nesta sexta-feira, 8 de março, o Dia da Mulher com todas as suas colaboradoras. Mas a data, neste ano, tem um significado diferente. Pela primeira vez, a empresa tem uma de suas plantas industriais totalmente comandadas por mulheres. A Administradora de Empresas Márcia Pelizza e a Tecnóloga em Polímeros Michele Corso respondem, desde novembro, pela planta de Caxias do Sul (RS), onde são produzidas chapas extrusadas para o setor automotivo.

Em apenas quatro meses, o índice de eficiência produtiva registrou desempenho 12% melhor, entre outros indicadores que mostram a habilidade de gestão das duas coordenadoras. “A equipe é o nosso maior valor. Acredito que a liderança feminina possa ter um perfil mais adaptado à aproximação entre pessoas, promovendo o engajamento e o pertencimento, o que qualifica os resultados”, avalia Márcia, atualmente Coordenadora da unidade. Michele, Coordenadora Industrial, reforça a percepção da colega. “Nosso trabalho está diretamente vinculado ao relacionamento com a equipe, que é nosso maior patrimônio.”

Há quase 10 anos na Artecola, Márcia sempre atuou na unidade de Caxias do Sul, onde ingressou na área da Qualidade. Com 30 anos de experiência profissional e três pós-graduações, a executiva já havia desenvolvido diversas funções na empresa, inclusive no Comercial. “Busquei conhecimento para estar preparada para as oportunidades. Nunca senti que houvesse um entrave para meu crescimento por ser mulher. O que eu percebia é que deveria estar qualificada, com formação e experiência, para assumir novos desafios quando eles surgissem. Assim, a carreira na companhia foi acontecendo ao natural”, relata.

Michele está na Artecola desde 2021. Chegou com um MBA na área de polímeros e experiência de 20 anos no segmento. Desde o início, se sentiu com grandes responsabilidades. “A equipe é pequena e todos são peças importantes para fazer a fábrica rodar. Esse espírito eu senti desde o início”, recorda. Aos poucos, foi agregando outras funções junto com a liderança no Laboratório, até assumir a Coordenação Industrial. “Quando recebi o convite, num primeiro momento não me senti segura e achei que não poderia aceitar. Depois, conversando com a Márcia e com a equipe, vi que eu estava apta e poderia, sim, dar mais esse passo na carreira, porque já fazíamos as coisas acontecerem.”

A oportunidade é um grande diferencial para as duas coordenadoras, já que o número de mulheres à frente de plantas industriais ainda é pequeno no Brasil. Mulheres ocupam apenas 29% dos cargos de liderança nas indústrias do país, conforme pesquisa de 2023 da Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Estamos muito atentos para a inclusão e a diversidade. É um propósito que estamos buscando com o Programa Somos Muitos, nos autoavaliando e criando condições internas para avançarmos mais nesse tema. A ascensão da Márcia e da Michele à gestão da Artecola Caxias é mais uma lição aprendida nesse caminho”, declara o Gerente Geral da empresa no Brasil, Eduardo Gonçalves.

Artecola

Aos 75 anos, a Artecola se insere no grupo de menos de 0,5% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade. Conta com três áreas de negócios – Indústria, Consumo e Extrusão – e nove plantas produtivas, no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru. Produz soluções adesivas e chapas termomoldáveis sustentáveis para uso industrial, profissional ou doméstico. Está presente em diferentes setores: calçadista, moveleiro, automotivo, embalagem, gráfico, construção civil e agrobusiness. Atua em 18 países, gerando cerca de 800 empregos diretos. Mais informações sobre a Artecola e suas linhas de produtos Afix podem ser obtidas em www.artecolaquimica.com.br.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas