Embalagem de papel, a escolha natural

Terceira edição do webinar gratuito “Embalagem de Papel, a escolha natural” reúne palestrantes abordando inovações sustentáveis

Publicado em 26 de junho de 2023 | 15:34 |Por: Thiago Rodrigo

No dia 29 de junho, quinta-feira, às 9h30, será realizada a terceira edição do webinar “Embalagem de papel, a escolha natural”, organizada conjuntamente por Empapel, Ibá e Two Sides. Com o tema “Tecnologia e inovação a serviço da sustentabilidade”, os palestrantes, do Brasil e Europa falarão sobre as novas tendências para embalagens de papel. Recurso essencial à indústria e ao consumidor final, as embalagens de papel ganham cada vez mais interesse e incorporam mais tecnologia devido às novas demandas por sustentabilidade.

Neste ano, estão confirmados os painéis de Jonathan Tame, do Reino Unido, diretor de Two Sides UK, que falará ao público sobre a pesquisa Trend Tracker Survey 2023, reunindo as principais e mais atualizadas tendências e preferências do mercado consumidor em relação a papel e embalagens na Europa e nos EUA; e Antônio Cabral, professor do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e especialista em engenharia de embalagens, que vai abordar como os sistemas de embalagem podem incorporar a responsabilidade ambiental de ponta a ponta. Mark Newman é palestrante convidado, também do Reino Unido e diretor de Pesquisa & Desenvolvimento na Unilever, e falará sobre processos e estratégias da gigante global para inserir mais sustentabilidade e inovação nas embalagens de papel em sua cadeia produtiva.

Finalistas de Fornecedores da Indústria no Top Móbile 2023

“Um evento como este tem muito a ver com discussões de suma importância que estão hoje em pauta no Brasil e no mundo. Indústria, varejo e consumidores, especialmente os mais jovens, buscam os valores sustentáveis presentes em produtos que adquirem. O setor de celulose e papel vem oferecendo, por meio de ciência e tecnologia de ponta, soluções inovadoras para essas demandas, desde as florestas cultivadas até chegar ao consumo dos bioprodutos que delas derivam. As embalagens de papel, que têm incorporado muito dessas novidades, vêm sendo altamente difundidas, nesse contexto. Trata-se, pois, de valiosa oportunidade para discutir e aprender sobre as principais tendências desse produto tão versátil e ambientalmente responsável”, afirma o Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., diretor executivo da Ibá.

O evento, que será transmitido via plataforma Zoom, contará com tradução simultânea para o inglês e espanhol, uma vez que são esperados decisores de compras, designers, professores, estudantes e público geral de toda a América Latina. Na edição de 2022 foram cerca de 400 participantes que acompanharam a programação ao vivo. A expectativa é que o público deste ano supere este número.

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente através do link: www.apseventos.com.br/embalagem-papel/pt

“O crescimento da preocupação global com a questão ambiental tem levado a indústria a se aperfeiçoar e criar embalagens cada vez mais sustentáveis. O consumidor vem cobrando um menor impacto ambiental, nesse sentido. Eventos como esse proporcionam um diálogo importante para apresentar o que vem sendo feito no Brasil e fora dele no mercado de embalagem de papel e papelão ondulado”, comenta Eduardo Brasil, diretor-executivo da Empapel.

A mediação será feita por Fábio Mestriner, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) especializado em design e inteligência de embalagens, além de autor de diversos livros sobre o assunto, como “Inovação na Embalagem: Manual Prático” e criador de embalagens premiadas.

Leia a Móbile Lojista 399

“Os resultados da pesquisa global feitos com Toluna este ano, mostram que há ainda um longo caminho a percorrer na melhoria da percepção das vantagens de embalagens de fibras celulósicas no Brasil, na Europa e nos EUA. Como outro atrativo importante, o webinar trará, com exclusividade, inúmeras novidades tecnológicas das quatro patrocinadoras, que convergem para uma economia mais circular. O papel é uma poderosa e eficaz forma de embalar!”, completa Fabio Mortara, presidente de Two Sides Brasil.

Além dos painéis, cada um dos patrocinadores terá dez minutos para apresentar seus cases aos expectadores. Para esta edição, Ibema, Klabin, Papirus e WestRock contarão sobre sua atuação sustentável e soluções inovadoras.

O evento contará ainda com uma rede importante de apoiadores institucionais do Brasil, sendo eles: ABAF, ABFLEXO, ABHIPEC, ABIEA, ABIGRAF, ABRO, ABTCP, ANAP, ANDIPA, AFEIGRAF, Revista Embalagem e Marca, Revista Embanews, Conecta Verde, FSC, Ondas Impressas, PEFC, Propmark, SENAI, SINPACEL, SINPASUL e SINPESC. Além de importante apoio institucional na América Latina, incluindo: ACOTEPAC, AFCP, AGUDI, AIGP, ANDIGRAF, ASIMPRES, ASOINGRAF, CANAGRAF, CONLATINGRAF, Revista El Papel, Revista La Prensa e PEFC CHILE.

Embalagem de Papel

Quando: 29/06
Horário: das 09h30 às 11h30
Onde: Via plataforma Zoom
Inscrição: www.apseventos.com.br/embalagem-papel/pt

Sobre a Empapel

A Empapel, Associação Brasileira de Embalagens em Papel, surge no lugar da Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO) – que desde 1974 representou o segmento. A entidade tem como missão ser reconhecida como uma associação que transforma o diferencial ambiental das embalagens de papel.

A Empapel quer promover uma ampliação de mercado e de oportunidades de negócios para os seus associados, além de alcançar protagonismo em soluções para embalagem. A ideia é trabalhar todo o potencial do insumo em um cenário em que os consumidores estão cada vez comprometidos com a economia circular — conceito que promove novas maneiras de produzir e consumir, que gerem recursos à longo prazo.

Há muito trabalho pela frente, como ponto de partida, a entidade acompanha o setor de perto, com boletins analíticos produzidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com este trabalho é possível identificar as necessidades do mercado, além de diferentes oportunidades de investimentos e negócios.

Sobre a Ibá

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 48 empresas e 10 entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas – painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa -, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais.

Sobre Two Sides

Organização global, sem fins lucrativos, criada na Europa em 2008 por membros das indústrias de base florestal, celulose, papel, cartão e comunicação impressa. Two Sides, a mais importante iniciativa do setor, promove a produção e o uso conscientes do papel, da impressão e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desses recursos. Papel, papelcartão e papelão são provenientes de florestas cultivadas e gerenciadas de forma sustentável. Além disso, são recicláveis e biodegradáveis.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas