Polo Moveleiro de São Bento do Sul busca Indicação Geográfica

A certificação visa destacar a qualidade e abrir portas para novos mercados de alto valor ao Polo Moveleiro de São Bento do Sul

Publicado em 4 de novembro de 2024 | 08:41 |Por: Júlia Magalhães

O Polo Moveleiro de São Bento do Sul, com destaque para a produção de móveis de madeira maciça, está em busca de reconhecimento oficial por meio de uma Indicação Geográfica (IG).

A iniciativa foi lançada em 30 de outubro na sede do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul (Sindusmobil) com apoio do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Rio Negrinho (Sindicom), e do Sebrae/SC, responsável pelo desenvolvimento do processo de certificação.

Segundo o presidente do Sindusmobil, Luiz Carlos Pimentel, a tradição de mais de 100 anos na fabricação de móveis de madeira maciça diferencia o polo industrial formado pelas cidades de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho, tanto no mercado brasileiro quanto no internacional.

“O selo de Indicação Geográfica não apenas destaca a qualidade, mas agrega valor e abre portas para mercados de alto valor agregado, promovendo uma valorização local do setor, que é essencial para o desenvolvimento econômico e social da região”, afirma Pimentel.

Para o gerente regional do Sebrae/SC, Luiz Carlos da Silva, as indicações geográficas são importantes por protegerem e valorizarem as características únicas que diferenciam uma região no mercado. “A IG fortalece a visibilidade e competitividade do Polo Moveleiro de São Bento do Sul, conferindo uma valoração única ao setor tanto nacional quanto internacionalmente”, pontua.

O consultor do Sebrae Rogério Ern explica que o processo de certificação será concluído em duas etapas ao longo de dois anos. A primeira fase foca no diagnóstico, planejamento, organização, governança e controle de qualidade, além do registro da IG no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Em seguida, será implementado o planejamento de marketing e promoção da Indicação Geográfica, trazendo visibilidade e fortalecimento à marca do polo moveleiro.

🔗 Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade do setor moveleiro!

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas