Primeira loja com realidade aumentada e customizador 3D
Localizado em São Paulo (SP), novo formato de loja disponibiliza mais de 500 itens em apenas 12 m², implementado com tecnologia da startup R2U
Publicado em 1 de setembro de 2023 | 11:26 |Por: Thiago Rodrigo
A marca de móveis e decoração Elegancy Design acaba de lançar o primeiro quiosque com realidade aumentada e customizador 3D do mercado moveleiro. Localizado no Shopping Lar Center, na capital paulista, o novo formato de loja ocupa apenas 12 metros quadrados, mas permite aos visitantes conhecer mais de 500 produtos.
Inaugurada no final de junho, a novidade é fruto da parceria com a R2U, startup de soluções envolvendo tecnologias 3D para aprimoramento da jornada de compra, responsável pela implementação dos recursos.
Ao investir em tecnologia e otimização de recursos, a Elegancy Design projeta triplicar seu faturamento até o final de 2023. Ainda este ano, a empresa planeja abrir unidades do quiosque também em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. Nos próximos anos, a meta é a expansão do modelo de negócios, incluindo franquias, para todos os estados brasileiros.
“A partir deste modelo inovador de quiosque, nos tornamos a menor loja de móveis com mais produtos disponíveis ao consumidor. Dessa forma, estamos não só otimizando o uso do espaço e reduzindo custos operacionais, como também melhorando significativamente a experiência do cliente. Em breve, veremos os resultados nas vendas”, destaca Ricardo Mareto, CEO da Elegancy Design.
Na nova proposta de loja, os móveis mais vendidos no e-commerce da marca – 20 peças entre cadeiras, cadeiras de computador e mesas – estão expostos no quiosque. No entanto, os clientes podem visualizar a linha completa, que inclui mais de 500 itens, em tamanho real com o apoio da realidade aumentada.
O recurso está acessível ao público por meio da câmera do próprio smartphone, sendo necessário apenas apontá-la para um QR Code, sem a necessidade de baixar aplicativos. Os consumidores também contam com tablets à disposição no espaço.
Já com a tecnologia do customizador 3D, os visitantes podem testar, por meio de totens distribuídos pelo quiosque, diferentes combinações de cores, estampas e texturas de seis modelos de cadeiras e dois modelos de mesas. As compras também podem ser finalizadas diretamente pelos tablets ou totens.
Valéria Carrete, Chief Revenue Officer da R2U, destaca a inovação e o pioneirismo do projeto. “Estamos entusiasmados com esta parceria com a Elegancy Design, que nos permitiu levar a realidade aumentada e o customizador 3D para o ponto de venda físico, um avanço pioneiro no Brasil. O projeto ilustra a versatilidade da RA e das tecnologias 3D, demonstrando que seu uso vai muito além do e-commerce. Este é um passo significativo na evolução da experiência de compra”, conclui.
A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração fundada em 2008 por um jovem empreendedor interessado em expandir suas ideias e inovar a experiência de compra de móveis, valorizando a qualidade do atendimento e do produto final.
Com parceiros de confiança e credibilidade no mercado, a empresa se firmou como referência nas regiões de atuação na cidade de São Paulo. Em 2013, a Elegancy Design ingressou no mundo virtual com o lançamento de seu e-commerce, expandindo o negócio e conseguindo atingir mais facilmente todas as regiões do País. A intenção da empresa é proporcionar a cada dia uma melhor experiência tanto na compra como na utilização dos produtos.
Sobre a R2U
Fundada em 2016 com a visão de que a realidade aumentada iria mudar completamente a maneira como as pessoas interagem com o mundo à sua volta, as soluções da R2U passam pelo web AR, permitindo que o usuário visualize o produto desejado no local onde ele será instalado por meio do celular, diretamente pelo navegador, sem a necessidade de baixar aplicativos.
Igualmente pelo Visualizador 3D, que possibilita ao consumidor conhecer em detalhes todas as faces do produto; e também pelo Customizador 3D, com o qual o usuário consegue escolher acabamentos e outros detalhes do produto e aplicá-lo, já customizado, no local onde ele será instalado.
A R2U conta com a maior plataforma de centralização de informações e imagens sobre produtos do varejo brasileiro, garantindo independência de uso, gerenciamento, agilidade e analytics das soluções implementadas de RA/3D de forma rápida e descomplicada.
As soluções da startup auxiliam os varejistas e a indústria a incrementar a conversão de vendas e a reduzir custos operacionais de logística reversa, uma vez que ajudam o consumidor a entender se o produto que será comprado realmente cabe no local planejado e se ele combina com o restante da decoração.