RS mantém decreto de distanciamento para região metropolitana e serra

Governador gaúcho anunciou, nesta quarta, que as medidas continuam até dia 30 de abril

Publicado em 15 de abril de 2020 | 17:51 |Por: Guilherme Bonissate

O Governador Eduardo Leite anunciou nesta tarde a manutenção, até 30 de abril, das regras de distanciamento social estabelecidas em decreto lei para as cidades das regiões metropolitanas de Porto Alegre e da serra, com centro em Caxias do Sul.

A medida se dá com base em pesquisa feita pela Universidade Federal de Pelotas que abrangeu 4.189 pessoas. Os dados foram medidos em sete cidades polo. Nas demais cidades, fora do eixo Capital/Serra, os prefeitos poderão adotar medidas de afrouxamento da quarentena, incluindo a abertura do comércio, desde que respeitadas as normas de segurança indicadas pela OMS e pelo próprio Estado.
Os 47 municípios das regiões metropolitanas respondem por praticamente 70% dos casos notificados com Coronavírus.
Leite disse ainda que novas fases da pesquisa com dados obtidos semanalmente sobre a disseminação do vírus poderão determinar o abrandamento das regras antes do dia 30.
Segundo o Governador as medidas para abrandamento ou acirramento de medidas levarão em conta, além dos dados da pesquisa, a capacidade de leitos disponível para tratamento de infectados.
Segundo o reitor da UFPEL, Pedro Lau, os números auferidos na pesquisa demonstram claramente o que chamou de “efeito iceberg”. Para 700 casos notificados pela rede pública, a pequisa encontrou outros 5.650 infectados não notificados e que a partir do dia 01 de abril a velocidade de contaminação aumentou velozmente.

No polo moveleiro de Bento Gonçalves, o prefeito Guilherme Pasin promete anunciar ao final da tarde desta quarta-feira novas medidas. Desde terça-feira as lojas obtiveram a permissão de atender uma pessoa por vez para recebimento de pagamentos e o que se viu na tarde desta quarta foi um grande número de pessoas em filas para honrar seus carnês.

Texto: Gerson Lennhard

Foto: Reprodução Redes Sociais

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas