Transformação digital invade o mercado imobiliário

Da visita inicial ao fechamento do contrato, transformação digital marca presença no mercado imobiliário

Publicado em 18 de janeiro de 2021 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

A compra de um imóvel é uma das decisões mais importantes na vida de uma pessoa, seja para morar ou para fazer um investimento. Nesse sentido, a tecnologia tem sido cada vez mais utilizada para entregar uma melhor experiência na jornada de compra, transformando a maneira como as pessoas interagem e têm acesso às informações sobre o imóvel.

“Atualmente já é possível conhecer um empreendimento de forma virtual, através de um tour digital, passeando dentro da planta do imóvel e tendo acesso às informações sobre financiamento e formas de pagamento facilitadas. Também podemos coletar, assinar e até fechar negócios de forma totalmente digital, com a segurança garantida pelas tecnologias embarcadas nas soluções. Essa é uma jornada em que todo mundo sai ganhando, tanto em velocidade quanto em assertividade na tomada de decisão”, explica Cleber Francischini, Product Owner para Construção na Senior Sistemas.

Tendências para o mercado imobiliário em 2021

O especialista destaca que, hoje, a tecnologia permite explorar diversas combinações, inclusive, com o perfil e preferências de cada cliente. “As pessoas desejam ver sua necessidade captada. Elas querem personalização. Uma pessoa solteira tem um olhar sob a moradia totalmente diferente de um casal com filhos”, comenta.

Outro ponto importante é que pessoas que estão interessadas em comprar um imóvel querem saber tudo sobre o empreendimento, desde dados sobre a construtora até detalhes sobre a região geográfica. E aquele jeito antigo de fazer essa avaliação, tendo a visita presencial como imprescindível, já não cabe mais na rotina atribulada da maioria delas.Transformação digital no mercado imobiliário

Benefícios da transformação digital no mercado imobiliário

Na outra ponta da transformação digital no mercado imobiliário, a grande vantagem para quem está vendendo é entregar uma melhor experiência de compra, mais ágil, moderna e flexível, atingindo um potencial de público muito superior. “A transformação digital agiliza o tempo de venda de um imóvel também porque aumenta o campo de abrangência territorial, atingindo interessados até mesmo de outras cidades”, destaca o Head da Senior Sistemas. Confira a seguir algumas dessas inovações que já estão disponíveis no mercado.

O tour virtual 360° da Banib permite que as construtoras e incorporadoras criem o projeto de tour virtual do seu empreendimento e o disponibilizem aos seus clientes no seu site e também para os corretores, através do aplicativo do Vimob. Além do tour virtual, o corretor tem à sua disposição tabelas de vendas atualizadas, índices de disponibilidade das unidades / lotes, fotos e documentos do empreendimento.

Já a DocuSign, inovação também integrada ao Vimob, viabiliza que o contrato seja enviado para o cliente via e-mail para assinatura, evitando assim a necessidade de deslocar-se até a empresa. “Essas inovações estão focadas na venda do imóvel. São facilitadores para que corretor e comprador façam as negociações. Não competimos atualmente com as páginas de ofertas de imóvel, que são ferramentas de marketing e divulgação dos empreendimentos. Nossas inovações fornecem ao corretor todo o material que ele precisa para apresentar, negociar e fazer a venda”, explica Francischini.

Hoje a assinatura digital é algo comum em vários mercados e no segmento da construção não poderia ser diferente. “Atualmente já temos uma série de direcionamentos jurídicos que confirmam a validade da assinatura digital, além de trazer um benefício gigante de tempo e em sustentabilidade, evitando o desperdício de papel e energia, migrando todos os processos para o digital”. Além do mais, com a assinatura digital, ganha-se em celeridade: o contrato é enviado na mesma hora para o cliente por e-mail que, em minutos, já efetua a assinatura, sem precisar se deslocar até a empresa, correios, cartório, etc.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas