Com Black Friday, vendas de móveis crescem 0,5% em novembro

IBGE divulgou dados sobre o varejo nesta semana

Publicado em 16 de janeiro de 2020 | 10:21 |Por: Everton Lima

A Black Friday de 2019 contribuiu para que o varejo brasileiro atingisse resultados positivos, de acordo com a pesquisa mensal de comércio, divulgada ontem (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento mostra que as vendas de móveis e eletrodomésticos cresceram 0,5% em novembro, comparando com as vendas com o mês de outubro.

Outros setores também foram beneficiados pelos descontos de novembro, como artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (4,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,0%).

De modo geral, o varejo brasileiro cresceu 0,6% em novembro — o sétimo mês seguido de alta. “O crescimento de 0,6% é relevante porque manteve a taxa positiva pelo sétimo mês seguido, o que fez novembro registrar o patamar mais elevado desde dezembro de 2016. Isso mostra que o setor vem mantendo a recuperação”, disse a gerente da pesquisa, Isabella Nunes.

– SPC: apenas 11% das pessoas pagarão contas à vista

Quando comparado com o mesmo período do ano passado, o aumento é ainda maior: 2,9%. O resultado acumulado de janeiro a novembro de 2019 é de 1,7%. O volume de vendas foi o maior registrado desde 2016, mas ainda é 3,7% menor ao de outubro de 2014, quando o setor registrou um recorde.

Vendas crescem em 22 das 27 unidades federativas

Em apenas cinco regiões o varejo teve retração nas vendas de novembro. Amapá e Rio Grande do Norte tiveram os maiores percentuais de queda (-0,7), seguidos por Santa Catarina e pelo Distrito Federal (-0,6%).  Novembro foi o terceiro mês seguido de queda nas vendas em Santa Catarina.

Já os estados que apresentaram maior aumento nas vendas foram todos da região Norte do Brasil: Roraima (9,3%), Rondônia (8,5%) e Acre (6,7%).

As vendas do varejo paranaense cresceram 0,3%, um percentual menor do que o crescimento de 1,1% que o mês de outubro apresentou em relação a setembro. Até agora, o mês que apresentou o maior percentual de retração nas vendas foi fevereiro, com -1,8%.

Já as vendas no varejo gaúcho cresceram 2% frente a outubro. O pior resultado para o varejo gaúcho foi registrado em agosto (-7,5%). O varejo paulista cresceu 1% em novembro.

(com informações da agência IBGE Foto: Divulgação)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646