Demanda por crédito cresce 5,4% em agosto

Dados indicam um cenário melhor do que o experimentado há alguns anos, mas ainda assim longe do ideal

Publicado em 24 de setembro de 2019 | 10:35 |Por: Everton Lima

De acordo com dados divulgados no dia 23 de setembro, pela Boa Vista SCPC, a demanda por crédito cresceu 5,4% em agosto, em comparação com o mês anterior. Com relação ao mesmo mês do ano passado, também houve crescimento, dessa vez de 7,2%. Nos últimos doze meses, o resultado acumulado foi de 4,5%.

Desse modo, o estudo aponta um crescimento gradual desse indicador nos últimos 12 meses. Isso é reflexo da baixa geração de empregos e da alta do trabalho informal. Nessa situação, boa parte dos brasileiros se sentem pouco confiantes para poderem planejar compras com valores mais robustos, emprestar capital para realizar obras etc.

Assim, os pesquisadores da Boa Vista acreditam que a alta documentada em agosto é um reflexo da liberação do saldo do FGTS, algo semelhante ao que ocorreu em 2017.

Naquele período, no entanto, mesmo com o acesso a esse valor extra, os brasileiros foram ainda mais cautelosos com os empréstimos. Entre os meses de fevereiro de 2016 e o de 2017, o recuo na busca por crédito foi de 9,5%.

Portanto, esse crescimento de 5,4% em agosto deste ano é um indicador mostra uma reação na procura de crédito, com relação aos anos anteriores.

Demanda por crédito financeiro cresce

Outro apontamento relevante do estudo mostra a percepção do brasileiro com relação ao crédito financeiro e o não financeiro. Crédito financeiro é aquele que o consumidor toma de uma empresa financeira, como um banco.

Nesse caso, houve um crescimento na procura desse tipo de crédito em todos os cenários analisados. 5,9% entre julho e agosto de 2019 e 7,2% entre agosto de 2018 e o de 2019.

– Black Friday 2019: omnichannel é palavra de ordem no varejo
– Não basta o móvel ser bonito. Ele precisa ser bom para a postura!

Semelhantemente, a procura por crédito não financeiro também cresceu — embora, em menor intensidade. Entre os meses de julho e agosto deste ano, o indicador subiu 5%. No comparativo com agosto deste ano e com o do ano anterior a procura por esse crédito aumentou 7,1%.

O crédito não financeiro é aquele dado ao cliente quando ele, por exemplo, parcela um serviço que poderia ter sido pago à vista, como uma consulta ao dentista. Nesse caso, não há a cobrança de juros.

O estudo de aumento da demanda por crédito, divulgado pela Boa Vista, considera a base de dados da empresa.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646