Exportações de móveis e colchões crescem 11,4%
Resultado das exportações de móveis e colchões no 1º bimestre de 2024 é impulsionado por crescimento de 15,6% em fevereiro frente a janeiro deste ano
Publicado em 4 de abril de 2024 | 10:12 |Por: Thiago Rodrigo
As exportações de móveis e colchões apresentaram uma alta expressiva de 15,6% na passagem de janeiro para fevereiro deste ano. Tal resultado puxa um aumento de 11,4% no acumulado do primeiro bimestre de 2024 em relação aos dois primeiros meses do ano anterior, totalizando mais de US$ 105,4 milhões exportados pelo setor no período.
O desempenho não apenas destaca fevereiro como um mês de forte recuperação, mas também sinaliza uma tendência de crescimento contínuo para o comércio exterior no início de 2024. Resultado significativamente relevante, especialmente ao considerarmos a variação negativa acumulada em 6,1% nos últimos 12 meses.
É o que indicam os novos relatórios levantados pelo Iemi com exclusividade para o Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para o incremento das exportações brasileiras no setor do mobiliário.
Apesar dos desafios enfrentados pelo setor em 2023, que culminaram em um declínio nas exportações ao longo do ciclo, os dados recentes sugerem um forte sinal de recuperação e adaptabilidade das indústrias brasileiras de móveis e colchões. A melhoria nos números pode ser atribuída a várias estratégias implementadas pelo setor, incluindo o aumento da competitividade internacional, inovações em design e sustentabilidade, bem como esforços contínuos para expandir a presença em mercados estrangeiros.
– Expo Mueble proporciona resultados relevantes
Irineu Munhoz, presidente da Abimóvel, comentou sobre a situação atual e as perspectivas futuras: “Estamos otimistas de que esta tendência de crescimento continuará ao longo do ano, reforçando o papel vital das exportações no fortalecimento e na expansão da indústria de móveis e colchões brasileira no cenário global, especialmente agora, com a proximidade de eventos como o Salone del Mobile.Milano, durante a Semana de Design de Milão, na Itália, e a ICFF, feira que ocorre durante a Semana de Design de Nova York, nos Estados Unidos”.
Este panorama promissor é reforçado pelo Projeto Brazilian Furniture, iniciativa que tem sido fundamental no suporte à internacionalização das marcas brasileiras, promovendo a inovação, sustentabilidade, o design integrado à indústria e a participação das marcas e dos designers brasileiros em grandes eventos nacionais e internacionais.
Neste mês de abril, além de oito empresas que exporão suas coleções em posição de destaque no iSaloni 2024 — que ocorre dos dias 16 a 21, em Milão —, a equipe do projeto organiza também uma exposição especial do Design + Indústria durante a feira, com 22 marcas expondo 41 novas peças desenvolvidas em colaboração com designers nacionais por intermédio do programa.
Além disso, o Projeto Brazilian Furniture colabora também com ações exclusivas no circuito FuoriSalone, que ocorre em diversos pontos da cidade de Milão e arredores entre 15 e 28 de abril de 2024, ampliando o alcance da sua influência e mostrando a diversidade do design e da indústria nacional. Destaque para a “Coccoloba – Brazilian Exhibition”, que reúne 53 empresas e designers nacionais, sob organização da ApexBrasil com apoio da Abimóvel e curadoria de Bruno Simões.
“Com a recuperação em curso e estratégias focadas na expansão global, o setor de móveis e colchões do Brasil tem mostrado seu posicionamento e potencial para superar as adversidades e continuar sua trajetória de crescimento nas exportações, consolidando sua presença no mercado internacional e contribuindo para a economia nacional. Estamos otimistas em relação à representação e os potenciais resultados da indústria brasileira do mobiliário nestes grandes palcos internacionais do design”, acrescenta a diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri.