Icec: confiança do comércio cresce em outubro
Região Norte se destacou, uma vez que os indicadores superaram a média nacional
Publicado em 30 de outubro de 2019 | 08:34 |Por: Everton Lima
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou os resultados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec). Trata-se de um estudo publicado mensalmente com o objetivo de entender a percepção dos empresários a respeito de temas ligados à economia.
Sendo assim, os pesquisadores do CNC realizam um levantamento com empresários espalhados por todo o país. Os resultados dessa pesquisa geram um indicador que pode variar de 0 a 200 pontos. Quanto mais próximo de 200, mais confiantes estão os empresários.
Pelo segundo mês seguido, o Icec subiu, chegando a 121,4 pontos em outubro. O resultado é 12,7% superior ao mesmo período do ano passado. Esse resultado também é o maior desde o mês de maio deste ano.
Icec relacionado à economia fica abaixo dos 100 pontos
Ainda de acordo com dados do Icec, 41,7% dos entrevistados afirmaram que as condições atuais da economia “melhoraram pouco”. 5,8% acreditam que “melhoraram muito”. Para 26,9% as condições econômicas “pioraram muito”, enquanto 25,7% disseram que as condições “pioraram pouco”.
– Sustentabilidade industrial abre mercados e reduz custos
Portanto, a maior parte dos empresários consultados demonstraram insatisfação com a economia brasileira neste momento. Contudo, analisando o índice por região do país, é possível verificar que os mais satisfeitos com a economia são os empresários da região Norte, uma vez que foi a única região em que o indicador ultrapassou 100 pontos (105,3). O Centro-Oeste ficou em segundo lugar, com 92,2 pontos.
Nesse subíndice, o valor nacional foi de 86,9 pontos. Apesar de estar abaixo dos 100 pontos, trata-se do melhor resultado desde maio, com um crescimento de 0,1% em relação a setembro.
No gráfico abaixo, é possível comparar o resultado de outubro deste ano com o do mesmo período dos anos anteriores.
Subíndice relacionado ao comercio foi de 93,8 pontos
O indicador relacionado às condições atuais do setor de comércio ficou em 93,8 pontos em outubro de 2019. Trata-se do melhor resultado, para esse período, desde 2014. Novamente, a região Norte foi a que teve a maior pontuação: 115,6 pontos.