ICVA de agosto de 2019 registra crescimento de 2,3%

Indicador é medido e calculado pela Cielo, sendo divulgado mensalmente

Publicado em 24 de setembro de 2019 | 08:42 |Por: Everton Lima

Dados divulgados pelo Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) mostraram que o varejo brasileiro cresceu 2,3% no mês de agosto, comparando com o mesmo mês do ano passado. Para chegar a esse cálculo, os pesquisadores consideram a inflação do período.

O estudo mostra que o calendário de agosto de 2019 contribuiu para que o varejo tivesse bons resultados. Neste ano, tivemos um sábado a mais no mês, o que estimula as pessoas a fazerem compras — já que muitas delas não trabalham nesse dia.

Sendo assim, um dos setores varejistas que mais se destacou foi de supermercados. Essas empresas venderam 11,8% a mais neste ano do que em agosto de 2018.

No entanto, cada segmento do varejo apresentou resultados próprios. Entre aqueles que apresentaram retração no ICVA de agosto, está o setor de óticas e joalharias.

ICVA demonstra que varejo mantém ritmo de crescimento

Analisando os indicadores desse estudo, é possível perceber que em 2019 o varejo brasileiro mantém uma tendência de crescimento. Sendo assim, o único mês que registrou resultados negativos foi o mês de março — retração de 0,7%. Os pesquisadores acreditam que o carnaval foi o responsável pela queda nas vendas.

Todavia, os outros meses registraram um aumento significativo nas atividades varejistas. Em agosto, o destaque foi para a região Sul. Nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o varejo cresceu 5,5%. Não só essa região se destacou, as lojas da região norte venderam 4,9% a mais em 2019 do que em agosto do ano passado.

– Vendas do varejo brasileiro crescem pelo terceiro mês seguido
– Varejo Paulista Bate recorde de faturamento em junho

Inegavelmente, o resultado de agosto é inferior ao de julho — que registrou elevação do ICVA de 4,6%. Para o diretor de inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, isso mostra que o consumidor ainda está cauteloso: “Parece que lojistas e consumidores ainda esperam uma melhora no cenário macroeconômico, essa pequena desaceleração de julho para agosto está em linha com a trajetória que observamos desde o início do ano”, esclarece.

(com informações de assessoria)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646