Inadimplência cai em novembro, de acordo com a Boa Vista
Indicador da companhia mostra redução no número de inadimplentes em sua base de dados
Publicado em 12 de dezembro de 2019 | 12:00 |Por: Everton Lima
A Boa Vista divulgou dados sobre a recuperação de crédito dos brasileiros. De acordo com a instituição, o indicador de recuperação de crédito da companhia apresentou uma melhora de 1,5% no mês de novembro em relação a outubro deste ano. Em comparação a novembro de 2018, houve uma melhora de 4% nesse índice.
Quando analisado regionalmente, percebe-se um aumento no registro acumulado do ano de novos inadimplentes. Na região Sul, esse indicador caiu – 8%, sendo a região com a maior queda. O Centro-Oeste veio em seguida, com uma diminuição de -3,6%, seguido pela região Nordeste (-2,8%) e Sudeste (-2,4%). Ou seja, nessas regiões a Boa Vista verificou um aumento na inadimplência.
Na região Norte, única a registrar crescimento no indicador de recuperação de crédito, houve uma melhora de 1,7% na exclusão de registros da base de dados da Boa Vista.
Boa Vista: impacto da liberação do FGTS
A empresa destaca que esse resultado ilustra os dados de outra pesquisa, divulgada anteriormente pela companhia. A Boa Vista havia perguntado aos consumidores o que eles pretendiam fazer com o saldo de R$ 500 do FGTS e 56% responderam que pretendiam pagar dívidas.
Dados do CNC também mostram redução da inadimplência
No início deste mês, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelou que o número de famílias endividadas foi de 65,1% em novembro. Um aumento em relação aos 64,7% verificados em outubro.
Isso significa que essas pessoas contraíram alguma dívida em relação ao cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado, prestação de casa (ou carro) ou carnê de loja. A pesquisa também aponta uma leve redução na inadimplência no mês de novembro em comparação a outubro: 0,2%. Isso quer dizer que, apesar de estarem endividadas, essas novas contas ainda não estão atrasadas.
No início deste mês, a Federação Brasileiras de Bancos (Febraban) anunciou que diversas instituições atenderiam os clientes que desejassem participar da Semana de Negociação e Orientação Financeira. De acordo com a federação, mais de 320 agências atenderam os clientes que quiseram quitar seus débitos. A Febraban ainda não divulgou um balanço dos resultados obtidos pela iniciativa.
Foto: Marcello Casal Jr. |Agência Brasil