Mesmo com baixo crescimento da economia, empresários estão otimistas

Resultado de estudo publicado pelo SPC revela que os empresários esperam aumento de faturamento em 2019

Publicado em 24 de outubro de 2019 | 09:16 |Por: Everton Lima

Apesar do lento ritmo do crescimento da economia, os empresários seguem otimistas em relação à recuperação econômica. De acordo com uma pesquisa divulgada nesta semana pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) sete em cada dez empresários brasileiros (PME) revelaram estar confiantes com relação ao tema.

A principal justificativa desse otimismo é a sintonia desses empreendedores com as medidas econômicas apresentadas pelo Governo Federal, como a Reforma da Previdência. 40% dos entrevistados afirmaram que estão de acordo com as iniciativas.

No entanto, um percentual muito próximo ao citado anteriormente, 35% dos respondentes, disseram que não há uma razão para o sentimento de otimismo que experimentam.

Contudo, nem só de otimistas vive o cenário empreendedor brasileiro. 12% dos empresários que participaram do estudo confessaram que estão pessimistas com relação ao crescimento da economia. A principal razão apontada (49%) é a incerteza relacionada à política.

38% dos “pessimistas” dizem que a alta taxa de desemprego e o aumento dos preços são fatores que prejudicarão o crescimento do país. 34% disseram que não concordam com as políticas econômicas do Governo.

– Black Friday 2019: omnichannel é palavra de ordem no varejo

Crescimento na economia: empresários confiam em seus negócios

O estudo ainda revela que 76% dos microempresários estão confiantes com relação aos seus negócios. Apenas 6% demonstram pessimismo. Os otimistas acreditam que o calendário, com as datas como Black Friday e Natal, irão ajudar as empresas a apresentarem bons números (29%).

28% disseram que esperam bons resultados, pois fizeram investimentos em suas empresas. O mesmo percentual de entrevistados creditou o otimismo à qualidade da gestão das empresas.

A liberação do saldo do FGTS pode ajudar o varejo a ter um final de ano positivo, pelo menos é essa a avaliação feita pelo presidente da SPC, Roque Pellizzaro Junior, em material divulgando o resultado da pesquisa.

64% dos empresários acreditam que suas empresas terão um crescimento no faturamento, em comparação com o ano passado. Apenas 4% acham que haverá uma retração.

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

 


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646