Movimento do Comércio recua 2,5% em janeiro

Em 12 meses o indicador acumula queda de 5,3%

Publicado em 25 de fevereiro de 2021 | 08:24 |Por: Cleide de Paula

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, recuou 2,5% em janeiro na comparação mensal dessazonalizada, de acordo com dados apurados pela Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral. Na avaliação acumulada em 12 meses, o indicador apresenta retração de 5,3%. No mesmo sentido, na comparação com janeiro do ano passado houve queda de 8,3%.

– Indústria moveleira no e-commerce consolida a tendência e se torna cada vez mais importante

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Apesar de perceber um aumento da participação das vendas online sobre o varejo total ao longo dos últimos meses, esse movimento não foi capaz de evitar a fragilização do comércio provocada pela crise do novo coronavírus. Embora o comércio eletrônico tenha ganhado destaque em 2020, seu resultado ainda representa aproximadamente 10% das vendas no varejo, o que contribuiu para desacelerar a queda na análise de longo prazo, mas sem efeitos extraordinários para o setor como um todo.

Em janeiro o indicador Movimento do Comércio apresentou a terceira queda mensal consecutiva, sem uma tendência clara de recuperação como resultado do impacto e da inércia causados pela pandemia sobre a atividade econômica. Assim, espera-se que a trajetória atual observada na curva de longo prazo seja revertida à medida que avança o processo de imunização da população e, consequentemente, a atividade econômica passa a ter novo fôlego para deixar os tempos de crise para trás.

Abaixo a tabela contemplando os valores mencionados.

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Metodologia
O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.


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