Varejo cresce 0,7% em julho, de acordo com índice ICVA

É o nono mês consecutivo de crescimento no varejo, apesar da desaceleração em relação a junho, revela relatório da Cielo

Publicado em 16 de agosto de 2022 | 13:05 |Por: Júlia Magalhães

As vendas do varejo em julho deste ano aumentaram 0,7%, descontada a inflação, em comparação com igual mês de 2021. Em termos nominais (que não considera o desconto da inflação), a alta registrada foi de 15,3%. Os números são do último Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), criado pela empresa do segmento de serviços financeiros sediada em Barueri.

Com isso, o varejo chega ao nono mês consecutivo de crescimento – apenar da desaceleração em relação a junho. Somente nos últimos três meses, o aumento foi de 5,9% (junho); 6,9% (maio); e 20,5% (abril), na comparação com os mesmos períodos do ano passado.

De acordo com o gerente de produtos de dados da Cielo, Diego Adorno, o comércio continua em recuperação, mas os efeitos da base de comparação com o período mais crítico da pandemia da covid-19 sobre os resultados nominais têm sido cada vez menores.

O aumento frente a julho de 2021, para a Cielo, deve-se aos efeitos de calendário, visto que houve um domingo a mais – dia em que as vendas costumam ser mais fracas –, e uma quinta-feira a menos, data em que o comércio está mais aquecido.

No mês anterior, o gerente ressaltou que “eliminando os efeitos de aumento de preços no período [junho], o varejo ainda se encontra abaixo do patamar observado em 2019, ano anterior ao do início da pandemia”, afirma.

Índice ICVA

Fonte: Índice ICVA/Cielo

Crescimento em todas as regiões

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, todas as regiões apresentaram crescimento em relação a julho do ano passado. No Norte, alta de 7,5%, seguida do Sul (+3,6%), Nordeste (+2,1%), Centro-Oeste (+1,7%) e Sudeste (+0,9%).

Segundo o ICVA nominal com ajuste de calendário na comparação com julho de 2021, as vendas na região Sul cresceram 17,8%, seguida da região Norte (+17,3%), Sudeste (+17,1%), Nordeste (+16,5%) e Centro-Oeste (+14,9%).

Vale destacar que as vendas no varejo cresceram 10,7% no 2º trimestre de 2022, descontada a inflação, em comparação com igual período de 2021. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apresentou alta de 27,8%.

* Com informações de Índice ICVA/Cielo

 

🔗Siga o Instagram da Revista Móbile 360° e não perca os principais temas do setor moveleiro!

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas