Varejo deve fechar 2022 em retração, diz Ibevar

Apesar de recuperação pontual ao longo do ano, Ibevar diz que, no acumulado de doze meses, projeta-se uma queda de 0,93% para o ano de 2022

Publicado em 14 de outubro de 2022 | 17:51 |Por: Júlia Magalhães

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) acaba de divulgar um relatório sobre as projeções de vendas em 2022. O estudo tem como propósito principal apresentar as tendências de consumo para o quarto trimestre de 2022. Para isso, revelam, foram estabelecidas comparações com o mesmo período do ano anterior e com o trimestre precedente. Isto é, o terceiro trimestre de 2022. Desse modo, tem-se também a projeção para o crescimento de 2022 sobre 2021.

As projeções de vendas do Ibevar se utilizam de duas bases distintas de dados. Um primeiro conjunto de informações provém de fontes secundárias e dá origem as projeções econométricas. O segundo conjunto de dados é formado pela opinião manifestada dos indivíduos nas redes sociais.

As projeções econométricas mostram uma queda de 1,10% no quarto trimestre de 2022 em relação ao mesmo trimestre de 2021. Além disso, espera-se um crescimento de 0,95%, em relação ao terceiro trimestre de 2022.

No acumulado de doze meses, projeta-se uma queda de 0,93% para o ano de 2022. As projeções provenientes das redes sociais indicam queda em relação ao terceiro trimestre para a totalidade dos itens pesquisados.

Como se vê também a comparação entre o terceiro trimestre de 2022 com o quarto de 2022 mostra declínio das disposições de gasto. Conclui-se que, apesar de movimentos positivos em alguns segmentos em diversos trimestres, esses resultados não serão provavelmente suficientes para que no final do ano se registe crescimento do varejo em 2022.

Ibevar: previsões econométricas

Dois tipos de dados são utilizados. Um primeiro conjunto de informações provém de fontes secundárias e dá origem as projeções econométricas. São utilizadas séries temporais e modelos explicativos baseados na evolução da massa real de pagamentos, taxa de juros, volume de crédito etc.

Em resumo, as previsões econométricas basearam-se nas tendências e em conjunto de variáveis condicionantes: renda real, taxa de juros, prazo médio e inadimplência.

Ibevar: previsões redes sociais

O segundo conjunto de dados é formado pela opinião manifestada dos indivíduos nas redes sociais. Tais opiniões são analisadas por meio de recursos de análise semântica (Natural Language Processing) e codificadas de modo a permitir a construção de indicadores. Os segmentos não são exatamente os mesmos.

As previsões são realizadas pela Epistemics se baseiam no comportamento de navegação e interesse dos consumidores em meios como Youtube, Google, Facebook e Instagram. As análises dos comentários são feitas por meio de técnicas de processamento de linguagem natural e inteligência artificial.

Destaca-se que nas projeções econométricas os segmentos são mais abrangentes. Por exemplo, nas projeções econométricas considera-se veículos, motos, partes e peças de forma agregada. Na estimativa baseada nas redes sociais considera-se apenas veículos, excluindo inclusive motos. Pode-se, portanto, olhar os resultados econométricos como mais gerais e os provenientes das redes sociais como uma estimativa mais granulada.

 

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