Como funciona a metodologia do prêmio Top Móbile?

Saiba como funciona a metodologia do prêmio Top Móbile, o Oscar do setor moveleiro, realizado desde 2006 pela Segmento Pesquisas; veja vídeo

Publicado em 12 de junho de 2025 | 12:00 |Por: Thiago Rodrigo

O 20º prêmio Top Móbile será realizado no Espaço Millenium no Secovi em São Paulo (SP) às 19h do dia 15 de julho. Três horas depois, todos os profissionais moveleiros saberão a ordem das marcas mais lembradas do setor – veja a lista de finalistas em Fornecedores da Indústria e em Fabricantes de Móveis. Mas como elas são conhecidas?

Pela metodologia top of mind! Ela capta a lembrança genuína de lojistas e fabricantes a partir de uma pergunta direta: “Qual a primeira marca que você lembra quando eu digo [nome da categoria]?”. “As respostas são totalmente espontâneas. Não há lista, não há indução, apenas a lembrança real”, explica Ramiro Freire, CEO da Segmento Pesquisas, empresa responsável pela pesquisa do prêmio Top Móbile desde sua criação. Veja no vídeo sua explicação.

As entrevistas são realizadas por telefone por profissionais da Segmento Pesquisas com profissionais que ocupam cargos de decisão nas empresas. “Ou seja, são pessoas que conhecem o mercado e a realidade do dia a dia da indústria e do varejo. Essa amostra diversa garante um resultado legítimo e representativo da realidade do setor moveleiro”, explica.

A pesquisa é feita com uma amostra total de 800 entrevista, sendo 400 com fabricantes e 400 com lojistas do setor moveleiro distribuídas em todas as regiões do Brasil, com diferentes portes e perfis. Esse rigor metodológico confere confiabilidade e legitimidade aos resultados, que se tornaram referência no setor. Neste ano, serão 45 categorias de produtos, 24 destinadas a Fornecedores da Indústria e 21 a Fabricantes de Móveis.

Segundo ele, é importante ser uma marca top of mind porque quem é lembrado em primeiro lugar espontaneamente, está em lugar de destaque. Não apenas na mente, mas muitas vezes na preferência e na decisão de compra em relação ao concorrente. “Top of mind é ter relevância, é sinal de que a marca criou valor, conectou-se com o público e marcou presença de uma forma consistente no mercado. No Top Móbile, ninguém é primeiro lugar por acaso”, aponta.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas