Top Móbile e a evolução do comportamento do consumidor
Em 18 anos de Prêmio Top Móbile, o comportamento do consumidor teve diversas mudanças; diretor da Segmento Pesquisa explica quais foram elas
Publicado em 28 de junho de 2023 | 12:00 |Por: Thiago Rodrigo
Ao longo das últimas duas décadas, houve uma notável evolução no comportamento do consumidor. Os consumidores têm se tornado cada vez mais informados, exigentes, preocupados com a experiência, a sustentabilidade e a personalização.
A digitalização também teve um impacto significativo na forma como os consumidores interagem e realizam suas compras. “As empresas precisam acompanhar essas mudanças e se adaptar às novas expectativas dos consumidores para obter sucesso no mercado atual”, destaca Ramiro Freire, diretor da Segmento Pesquisas, que faz as consultas do Prêmio Top Móbile.
Alguns aspectos importantes dessa evolução incluem o empoderamento dos clientes com o avanço da internet e redes sociais, passando a ter acesso a um volume muito maior de informações e opiniões sobre produtos e serviços. Isso permitiu que eles se tornassem mais exigentes e criteriosos em suas escolhas.
Com isso, buscam marcas que atendam às suas necessidades e expectativas. Além de poderem manifestar abertamente suas avaliações para as marcas e outros consumidores, sejam feedback positivos ou negativos, impactando novas decisões de compra.
Os consumidores também passaram a valorizar cada vez mais a experiência proporcionada pelas marcas. “Não se trata apenas do produto ou serviço em si, mas também da forma como são tratados, da conveniência, do atendimento personalizado e da qualidade do relacionamento com a empresa”, diz.
– Top Móbile 2023 tem data e local definidos
Dessa forma, é simples concluir que a experiência do cliente se tornou um diferencial competitivo significativo e relacionado à forma como o consumidor se sente em diferentes pontos de contato com a marca.
Ramiro acrescenta que a proliferação de dispositivos móveis e o avanço da tecnologia também transformaram a forma como os consumidores interagem com as marcas.
“A digitalização proporcionou conveniência, acesso rápido a informações e opções de compra online, muitas vezes com preços mais acessíveis. Além disso, a expectativa de uma experiência integrada em diferentes canais cresceu, com os consumidores esperando experiências positivas tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais”, pontua.
Os consumidores também buscam cada vez mais produtos e serviços personalizados e adaptados às suas necessidades individuais, valorizando a capacidade das marcas de personalizar produtos, receber recomendações para seus gostos e preferências pessoais.
“Nos últimos anos, os consumidores têm demonstrado uma maior preocupação com questões ambientais e sociais, embora em muitos casos ainda não seja o atributo principal na escolha da marca, o que varia de acordo com cada setor”, pondera.
Em resumo, ao longo das últimas duas décadas, os hábitos e comportamentos dos consumidores têm se transformado velozmente e constantemente. “A mudança é a única certeza e as empresas precisam acompanhar elas e se adaptar às novas expectativas dos consumidores para obter sucesso no mercado atual”, diz e conclui:
“Neste cenário, empresas que colocam o cliente no centro de suas decisões e realizam pesquisas de comportamento, satisfação e experiência do cliente, tem informações atualizadas e estratégicas para guiar suas decisões com foco no cliente e ter sucesso no mercado”.