60% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday
Dados são de pesquisa realizada pela All iN | Social Miner, em parceria com a Opinion Box, sobre a jornada do consumidor na data em 2022
Publicado em 24 de novembro de 2021 | 13:18 |Por: Portal eMóbile
O consumidor vai comprar na Black Friday? O quê? Como se programa para a data? Como pesquisa preços? Essas e diversas outras perguntas são respondidas na pesquisa ‘A jornada do consumidor na Black Friday’, desenvolvida pela All iN | Social Miner – empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar empresas a aumentar a conversão – em parceria com a Opinion Box. O estudo ouviu 1018 brasileiros, de todas as regiões e classes sociais, entre os dias 13 e 18 de outubro de 2021.
De acordo com Ricardo Rodrigues, head de produto da All iN | Social Miner, o estudo busca entender a expectativa para esse grande evento e se a percepção dos consumidores sobre a data está alinhada ao que o varejo trabalha para construir. Para ele “os dados da pesquisa apontam para algo que já observamos há algum tempo através dos nossos relatórios pós-evento : que a Black Friday abre oportunidades não só durante mas também antes e depois do evento, para cobrir diversas etapas da jornada de compra, desde a conversão de visitantes em consumidores cadastrados, até a retenção de quem já comprou ou o incentivo para quem ainda não comprou mas já deu a dica sobre o que procura. Daí a necessidade de mapear e entender o comportamento de quem chega nas lojas. Só assim os times de marketing e vendas vão poder oferecer uma comunicação mais personalizada, que coloque as marcas em destaque, especialmente em períodos de grande concorrência”.
O levantamento mostra que 60% dos respondentes tem certeza de que vão às compras na data, enquanto 24% ainda estão em dúvida.
Para 2021, itens de supermercado subiram 10 pontos percentuais (p.p) no interesse de compra do público, em relação ao estudo de 2020 . Com o avanço da vacinação, parece crescer também o interesse do público por viagens e turismo, uma vez que a categoria apresentou um salto de 7 p.p. na intenção de compra, sendo que vale destacar também que 31% do público A e B demonstra interesse neste segmento – contra 18% daqueles das classes C, D e E. Além disso, as mulheres têm a maior intenção de compra em itens de Casa e Decoração – 36% do público feminino contra 22% do masculino.
Outro dado interessante da pesquisa é que 34% dos respondentes têm o hábito de sempre criar uma lista com os produtos que querem comprar.
O abandono de carrinho é outro problema recorrente no e-commerce, sendo que de acordo com os consumidores, 53% afirmaram que abandonam as vezes, 11% sempre e 36% nunca.
E se seu site ou loja virtual contam com a opção de salvar favoritos ou lista de desejos: ponto para você! Nesse caso, 38% dos respondentes afirmam sempre utilizar dessa ação.
E para quem vende apenas nas redes sociais (Social Commerce)? 48% dos clientes dizem que às vezes tiram print dos posts ou salvam na própria plataforma os itens desejados, enquanto 37% afirmaram que sempre o fazem. Já no público entre 16 e 29 anos, este número muda: 50% afirmam sempre salvar ou printar posts de seus itens favoritos nas redes sociais, contra 33% entre pessoas de 30 e 49 anos, caindo para 32% para os respondentes com mais de 50 anos. As respostas também mudam quando a questão é gênero: 42% das mulheres sempre salvam ou printam contra 31% dos homens.
Para Ricardo, um dos grandes desafios do lojista na data é se destacar diante de uma infinidade de lojas, produtos e ofertas. “A disputa por atenção na Black Friday é imensa e as redes sociais se tornaram uma importante ferramenta de exposição e uma máquina de vendas para as lojas. É inclusive o que mostra a nossa pesquisa sobre as tendências do Social Commerce “. E os anúncios parecem estar surtindo efeito: 48% dos entrevistados afirmaram interagir com campanhas nas redes sociais e 26% especificamente pelo WhatsApp. E o e-mail marketing continua com tudo: 47% dos consumidores afirmam que interagem com as promoções que recebem por este meio.
“Utilizar os dados de seus clientes de forma estratégica pode ser crucial para diminuir o envio de comunicações em massa e números de opt-out – trabalhar a segmentação do público de acordo com seu comportamento no site, no app, com os itens colocados nos favoritos (wishlist), para criar um relacionamento personalizado”, diz o executivo.
Outro ponto que o estudo revela é que, entre as diversas datas sazonais do ano, a Black Friday é a que deixa o público mais disposto a investir grandes quantias: a maioria dos consumidores (16%) tende a gastar entre R﹩ 1001 e R﹩ 2000, enquanto 14% tem intenção de comprar itens com valores de R﹩ 500 e R﹩ 1000.
“A Black Friday é uma das datas mais importantes do comércio. Apesar da concorrência, com planejamento e conhecimento das necessidades dos consumidores é possível construir uma excelente estratégia e vender mais na data que inaugura a temporada de compras do fim de ano”, finaliza o head.