7 vantagens de abrir uma loja de móveis 100% virtual
Pesquisa indica que as vendas digitais devem aumentar em 2023. Por isso, trouxemos 7 vantagens para você abrir uma loja de móveis 100% virtual
Publicado em 17 de janeiro de 2023 | 14:32 |Por: Dominyque
Em um mundo cada vez mais digital, abrir uma loja de móveis 100% online tem se tornado um investimento cada vez mais vantajoso. É o que indica a pesquisa “Tendências do Varejo 2023”, realizada pela Opinion Box em parceria com a Dito, uma renomada empresa de gestão e monitoramento de vendas. Segundo a publicação, somente neste ano, 73% dos consumidores declararam ter realizado compras online, número que vem crescendo exponencialmente.
Contrariamente, a abertura de uma loja exclusivamente física tem se tornado, cada vez mais, uma aplicação com menor potencial de lucro. Conhecidas por demandar um alto investimento em construção, as lojas físicas são obrigadas a pagamentos mensais e anuais de altos impostos de funcionamento público e imprevisíveis taxas de manutenção. Ainda, a depender do porte e localização da unidade, é necessária a contratação de até dezenas de colaboradores e outros gastos que podem não caber no orçamento de alguns empreendedores.
Dentro desta comparação, é necessário notar, ainda, que os benefícios do modelo de vendas digitais não param por aí! Por isso, a fim de comprovar este argumento, trazemos aqui 7 vantagens para os empresários que estão pensando em abrir uma loja de móveis 100% virtual em 2023. Confira abaixo:
1. Baixo custo de investimento
A criação de uma loja 100% virtual possibilita um gasto que cabe no bolso até de microempreendedores individuais (MEI). Sendo a maior parte dele destinada ao depósito dos produtos e ao frete, que já são de praxe de qualquer moveleira física, a contratação de funcionários será mínima – podendo-se reverter este fundo livre para as campanhas de marketing e o gerenciamento do site de vendas. O orçamento deste último, que já é baixo, ainda pode ser reduzido ao máximo, caso a escolha seja de comercializar através de plataformas de vendas terceirizadas, como o Mercado Livre, a Shopee e o AliExpress.
2. Vender 24h por dia
Enquanto ainda é inviável para a maioria das varejistas do setor moveleiro ter lojas 24h no formato físico, como são algumas unidades de farmácia e mercados, uma loja virtual já é, por natureza, “24 por 7”. Como um site vende de forma automatizada, a empresa digital não precisa ter atendimento online o dia todo. Neste sentido, basta disponibilizar atendentes no horário comercial, de segunda à sábado, apenas para tirar dúvidas ou resolver problemas dos clientes.
3. Vender mais que a concorrência
Justamente por isso, a pessoa que investir em uma loja online, especialmente em cidades pequenas, deve esperar vender mais que a concorrência. Nesses casos, enquanto a loja de móveis do bairro é refém do horário comercial, a loja virtual continua vendendo até de madrugada. Ainda, se a sua loja for a única da vizinhança com presença virtual, ela será a única que os clientes locais encontrarão quando pesquisarem por “lojas de móveis” no Google ou Yahoo.
4. Vender para todos os estados do Brasil e alcançar o mercado internacional
Uma das maiores vantagens de uma loja virtual é alcançar compradores que nunca sequer teriam ouvido falar dela caso não vendesse pela internet. Conquanto a localização do cliente tenha serviços de entrega, varejistas digitais podem enviar seus produtos para os locais mais remotos do Brasil. Algumas delas, inclusive, podem se tornar gigantes do mercado internacional. Empresas de outros setores, como a Shein, uma loja virtual chinesa, fazem mais sucesso no exterior do que no próprio país de origem.
5. Agilizar o processo de compras
Seja no app do celular ou no site do computador, tudo o que chega para o cliente está da forma mais nítida e facilitada possível. Em uma leitura rápida, ele já descobre o material de fabricação do móvel, as medidas exatas, produtos da mesma linha e comentários de compradores. Caso não goste do produto, basta clicar em qualquer outro semelhante na mesma página e rapidamente comprá-lo. Assim, o cliente não precisa perder o tempo de compra se locomovendo por lojas físicas.
6. Monitorar as vendas de forma mais fácil
A fim de acompanhar o desempenho de uma loja virtual e controlar os resultados, existem hoje ferramentas excepcionais como Hotjar, Google Analytics, Google Optimize e Pixel do Facebook. Com elas, fica-se por dentro do número de vendas, do faturamento mensal, do impacto dos anúncios, etc. Ainda, elas possibilitam ter o controle do estoque de forma simples.
7. Melhorar a loja de móveis com base nos comentários dos clientes
Em uma loja física, descobrir a opinião dos clientes quanto à qualidade do atendimento, a estrutura da loja e a satisfação com os produtos é uma tarefa muito mais árdua. Na virtual, entretanto, comentários nas próprias plataformas da marca e críticas em sites como o Reclame Aqui já servem como mensuração qualitativa. Através dela, você já está um passo à frente para definir o perfil dos seus clientes, em que aspectos pode melhorar a estrutura do site ou do app, quais produtos deve comprar e quais marcas deve parar de vender.
Decidiu abrir sua loja de móveis 100% digital em 2023? Saiba mais sobre essa e outras tendências do setor moveleiro no emobile.com.br e nos acompanhe no Instagram!