Americanas caminha para recuperação
Redução de prejuízo, crescimento em lojas físicas e avanços estratégicos marcam a retomada da Americanas rumo à rentabilidade sustentável
Publicado em 4 de março de 2024 | 08:33 |Por: Júlia Magalhães
Na apresentação dos resultados financeiros até o terceiro trimestre de 2023, realizada na última semana (26/02), a Americanas S.A. revelou importantes indicativos de recuperação e reestruturação. Nos primeiros nove meses do ano, a companhia conseguiu reduzir seu prejuízo em R$ 1,4 bilhão, destacando-se a melhoria no Ebitda, que aumentou em R$ 791 milhões, e na margem bruta, que viu um aumento de 11,1 pontos percentuais em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Este progresso é atribuído ao eficaz reposicionamento do seu segmento de e-commerce e às estratégias adotadas para reforçar as categorias-chave e aquelas com maior potencial de contribuição para a margem bruta.
Projeção Americanas
Após a aprovação do Plano de Recuperação Judicial e avanços no novo plano de negócios, a Americanas projeta uma diminuição do seu endividamento e a geração de caixa e rentabilidade de forma sustentada até 2025.
O CEO da empresa, Leonardo Coelho, expressou otimismo sobre a superação da fase mais crítica enfrentada pela Americanas, destacando que os próximos passos ainda apresentam desafios, mas evidenciou um processo de recuperação contínuo e gradual.
A empresa observou um impacto positivo das medidas adotadas no último ano, que já refletem nos resultados dos nove primeiros meses de 2023. Neste período, foi registrado um crescimento nas vendas de categorias específicas em lojas físicas, como bomboniere e biscoitos.
Apesar de uma redução de 2,9% nas vendas brutas nas mesmas lojas até os nove meses, houve uma reversão dessa tendência no terceiro trimestre, com um crescimento de 3,6%, mesmo com uma estratégia de reduzir a oferta de produtos de maior valor, como eletroeletrônicos, focando a venda desses itens exclusivamente on-line.
Esse desempenho nas lojas físicas é creditado à sólida parceria com fornecedores e ao suporte financeiro dos acionistas, que viabilizou uma reorganização do sortimento de produtos e a continuidade no abastecimento das lojas. A Americanas também enfatizou a otimização de sua rede de lojas, com o fechamento de 99 unidades deficitárias e melhorias operacionais nas mais de 1.700 lojas pelo Brasil.
Mercado digital
No âmbito digital, a empresa enfrentou desafios iniciais de confiança após o anúncio da recuperação judicial, mas está se reestruturando para fortalecer sua plataforma Super 3P, focando na migração de categorias importantes para o marketplace e em investimentos mais eficientes em marketing.
Coelho destacou a intenção da Americanas de construir uma cultura empresarial simplificada e eficaz, trabalhando em conjunto com a indústria e vendedores para atender às necessidades dos clientes de forma direta.
Durante a conferência com o mercado realizada hoje, a Americanas detalhará os resultados financeiros até o terceiro trimestre de 2023, além de discutir os próximos passos de seu Plano de Recuperação Judicial e do plano de negócios.