Black Friday 2019: omnichannel é palavra de ordem no varejo
Data se consolida como segunda melhor para o varejo, além de ser período fundamental para o setor moveleiro, revela pesquisa do Google
Publicado em 11 de setembro de 2019 | 08:50 |Por: Júlia Magalhães
Sexta-feira, dia 29 de novembro. Ainda há mais de dois meses para a Black Friday 2019. Contudo, o varejo moveleiro já deve começar a planejar suas ações para garantir boas vendas. Afinal, a Black Friday se consolidou como a data mais importante para o comércio varejista – ficando apenas atrás do Natal.
No entanto, as notícias para o varejo moveleiro são extremamente positivas. Talvez, essa seja a data mais relevante para o setor, uma vez que as pessoas veem o Natal como uma data para dar presentes. A Black Friday, em contrapartida, é o momento de aproveitar oportunidades para si.
Em suma, é na Black Friday que as pessoas vão atrás de bens duráveis. Como por exemplo, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e móveis. Já no Natal, querem outros tipos de produtos. As buscas são por brinquedos e itens de uso pessoal, como roupas e perfumes, além de alimentos e bebidas.
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Além disso, o número de itens comprados é maior na Black Friday. Os dados são de uma pesquisa da Provokers encomendada pelo Google, com dados de 2018.
Black Friday: uma data omnichannel para o setor moveleiro
E o estudo da Provokers vai de encontro com dados do último relatório Websoppers. Em sua 40ª edição, a pesquisa da Ebit|Nielsen, divulgada em agosto passado, é considerada referência no que tange consumo online. De acordo com o relatório, online e offline são complementares. “Definir como cada canal pode coexistir, sem sobrepor suas propostas de valor, é fundamental”, frisa o Webshoppers.
Além disso, o que foi confirmado no primeiro semestre de 2019, é que o consumidor já espera encontrar o varejista no mundo digital. O desafio, segundo o estudo da Ebit|Nielsen, é manter o direcionamento estratégico em todos os pontos de contato com o cliente. Em outras palavras, “multicanais que se complementam”.
Para uma experiência on-to-off completa na Black Friday, o estudo da Provokers revela que muita gente vê a mobilidade como algo fundamental. A multicanalidade, ou seja, capacidade de atender o consumidor de forma eficiente através de qualquer ponto de contato, é destacado por 42% dos respondentes.
O digital ainda é muito expressivo na Black Friday – 82% das pessoas fazem compras nesse período através de meios digitais. Entretanto, cada vez mais as pessoas afirmam ter experiências omnichannel, usando a internet como complemento às compras feitas em lojas físicas. E esse comportamento é destacado nos compradores de móveis. 53% das pessoas que compram em lojas físicas, pesquisam online.
Por fim, outro insight interessante apontado pelo Google trata-se do movimento dos consumidores através do aplicativo Waze
Jornada de consumo: não há limites entre on e offline
A Black Friday, portanto, é um ótimo (e necessário) exercício para a sua marca trabalhar a integração on e offine. Garanta que o consumidor tenha a experiência mais omnichannel possível. Ainda que o peso do digital seja enorme neste período, muitos consumidores têm optado por fazer suas compras offline ou então por retirar na loja física as compras feitas pela internet.
“36% da população brasileira é digital buyer”, 40º Webshoppers, Ebit|Nielsen
Considerando o enorme papel do mobile na jornada de consumo – e aqui não restringimos apenas a Black Friday, mas, ao atual modelo de consumo –, é fundamental que a sua marca esteja preparada para atender e ajudar os clientes a qualquer momento e de qualquer lugar.
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