Black Friday 2023: estratégias e comportamento do consumidor

Levantamento da RTB House revela que consumidor acessa até quatro vezes um site antes de efetuar compra. Preparare-se para Black Friday 2023

Publicado em 29 de setembro de 2023 | 07:44 |Por: Júlia Magalhães

O aguardado evento varejista do ano, a Black Friday 2023, está se aproximando, trazendo consigo o desafio de marketing bem-planejado para as empresas que desejam se destacar na concorrência.

De acordo com o “Guia Black Friday 2023” da RTB House, uma martech global, a maioria dos visitantes de um site não converte em sua primeira visita (95% deles). Em média, os consumidores precisam acessar o mesmo site três a quatro vezes antes de se sentirem confortáveis para fazer uma compra. Sozinhas, as campanhas de retargeting, focadas na conversão de vendas, atingem 20% dos potenciais compradores.

Isso destaca a importância de manter um foco tanto no topo, quanto no meio do funil de vendas. Isso não apenas aumenta a visibilidade da marca e envolve possíveis consumidores, mas também gera mais tráfego para o site a longo prazo. Na fase intermediária do funil, também é possível reengajar “usuários dormentes”, ou seja, aqueles que fizeram compras esporadicamente no e-commerce.

Melhores estratégias para apostar na Black Friday 2023

Dados internos da RTB House mostram que no ano passado, apesar da queda em valores de impressões (-7,8%) e conversões (-50,3%), os consumidores de fato sensibilizados e que realizaram compras durante o período da Black Friday tiveram disposição para realizar investimentos mais altos. O ticket médio das compras foi 132% superior frente o ano anterior.

Em 2023, em um cenário mais estável e sem eventos de grande porte concorrendo pela atenção dos consumidores, como aconteceu com a Copa do Mundo no ano passado, a expectativa é que a Black Friday deste ano reúna o melhor dos dois mundos: um maior número de consumidores engajados e dispostos a fazer compras durante a data, juntamente com a manutenção de índices elevados relacionados ao valor de conversão e ao ticket médio.

Confira abaixo algumas dicas de boas práticas e tendências que o Guia desenvolvido pela RTB House traz. Os dados são da pesquisa “Panorama de Consumo na Black Friday 2023”.

Leia na Móbile Lojista:
Black Friday 2023: é essencial preparar boas estratégias

1. A hora de planejar é agora!

Dados de mercado mostram que cerca de um terço (31%) dos consumidores começam a pesquisar produtos para a Black Friday com pelo menos três meses de antecedência. Para este público, trabalhar campanhas que promovam uma conversa com a marca ou que facilitem a aquisição de produtos em condições mais vantajosas pode ser uma boa estratégia para posicionar o negócio e fidelizar uma fatia importante de potenciais consumidores.

2. A marca precisa estar na mente do consumidor

63% dos consumidores priorizam compras ou advogam em favor de marcas que partilham dos seus valores e crenças. Portanto, é importante manter a sua base de usuários aquecida a fim de posicionar a sua marca na mente do consumidor, especialmente em momentos que precedem períodos promocionais.

3. A tecnologia deve ser a grande aliada das marcas em campanhas de publicidade digital

Dados internos da RTB House apontaram que campanhas com foco em conversão de vendas baseadas 100% em algoritmos de deep learning são até 50% mais eficientes nas tomadas de decisão do que aquelas realizadas com machine learning convencional. Anunciantes relatam ganhos de até 29% na performance geral das campanhas e de até 41% na eficiência de recomendação de produtos para potenciais consumidores.

4. Banners dinâmicos chamam a atenção do cliente

Em média, o tempo de atenção de um ser humano comum é de 8 segundos. Portanto, no contexto publicitário, banners dinâmicos que de fato se destaquem em uma rápida olhada são um enorme diferencial. Por permitirem diferentes formatos de interação, eles são especialmente interessantes em ocasiões em que é preciso personalizar o conteúdo de acordo com uma situação específica,aumentando as chances de conversão.

5. Personalização de anúncios

Experiências personalizadas podem gerar até 40% mais receita do que aquelas oferecidas de forma ampla e genérica. Com algoritmos de deep learning entregando o mais alto nível de precisão, é possível desenvolver anúncios altamente personalizadas, levando em consideração aspectos específicos do produto de interesse do consumidor (cor, tamanho, modelo etc.), bem como argumentos de venda que tenham maior aderência com o perfil do usuário.

6. Brasileiros gostam de comprar por aplicativo

Na Black Friday de 2022, 33% dos brasileiros que adquiriram algum produto realizaram a compra por meio de algum aplicativo, sendo que deste universo, 86% o mantiveram instalado após a data. Dentre os principais motivos que levam um consumidor a baixar um aplicativo para a Black Friday estão: frete grátis (52%), ofertas exclusivas (36%), acesso a cupons de desconto (35%) e entrega rápida (35%).

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