Black Friday 2024: lojas têm crescimento de 6%

A Black Friday 2024 registrou resultados expressivos, com crescimento no fluxo de visitação e faturamento de lojas na comparação com 2023

Publicado em 19 de dezembro de 2024 | 08:37 |Por: Júlia Magalhães

A Black Friday 2024 reafirmou seu papel como o maior evento do varejo brasileiro, trazendo resultados expressivos e consolidando tendências de crescimento. De acordo com o Índice de Performance do Varejo (IPV) divulgado pela HiPartners, o período apresentou ganhos significativos tanto em fluxo de visitação quanto em faturamento de lojas, demonstrando a forte adesão dos consumidores e o sucesso das estratégias comerciais adotadas.

Os shopping centers foram os destaques de crescimento, registrando um aumento de 17% no fluxo de visitantes durante a sexta-feira da Black Friday em comparação ao mesmo dia em 2023. As lojas físicas também tiveram um bom desempenho, com incremento de 15% no período.

De acordo com a sócia da HiPartners, Flávia Pini, os resultados da Black Friday 2024 reforçam a importância estratégica desse evento para o varejo brasileiro. “O crescimento no fluxo de visitação e o desempenho de segmentos-chave, como cosméticos e vestuário, demonstram o potencial de consumo e a resiliência do mercado, mesmo diante de desafios econômicos.”

No entanto, a executiva pondere que as disparidades regionais e as quedas em algumas categorias indicam oportunidades para ajustes e inovações nas estratégias de vendas e marketing para os próximos anos.

Faturamento das lojas na Black Friday 2024

Apesar do sucesso geral, o faturamento das lojas na sexta-feira registrou uma queda de 1,02% em relação ao ano anterior, indicando mudanças no comportamento de consumo e na dinâmica promocional.

“O faturamento de lojas da Black Friday 2024 trouxe resultados sólidos, com um crescimento de 6% na semana em comparação a 2023. A queda de 1% na sexta-feira da Black Friday pode estar associada a diversos fatores, como a migração de parte dos consumidores para plataformas de e-commerce, mas, no geral, o desempenho reflete o sucesso das estratégias comerciais adotadas e a confiança dos consumidores nas lojas físicas para comprar no maior evento do varejo brasileiro”, diz o CEO da F360 – plataforma de gestão financeira que fornece os dados de vendas para a análise –, Henrique Carbonell.

Desempenho do mês

Analisando o mês de novembro de 2024 como um todo, o fluxo de visitação em lojas físicas cresceu 3% em comparação com novembro de 2023. Em relação a outubro de 2024, o aumento foi ainda mais expressivo, chegando a 41%.

Esses números reforçam a relevância da Black Friday como um catalisador de consumo no mês, mesmo que em algumas categorias a performance da semana promocional tenha se destacado em relação ao mês inteiro.

Por outro lado, o desempenho regional apresentou contrastes notáveis. Enquanto o Nordeste e o Sudeste registraram um forte crescimento no fluxo de visitação na sexta-feira da Black Friday (+22% e +18%, respectivamente), o Centro-Oeste e o Sul tiveram quedas significativas, com o Centro-Oeste apresentando uma redução de 31%.

(Com informações de Novo Varejo)

🔗 Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade do setor moveleiro!

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas