Black Friday: no Brasil, o evento segue com maior força no digital

Ao contrário dos EUA, onde as buscas são intensas nos PDVs, no Brasil, a Black Friday 2022 segue com maior força no on-line, diz estudo

Publicado em 28 de outubro de 2022 | 17:36 |Por: Everton Lima

As expectativas em relação à Black Friday deste ano estão elevadas. No ano passado, esse evento movimentou mais de R$ 4,2 bilhões e neste ano se espera um valor ainda maior, devido à Copa do Mundo que começará no mês que vem.

O setor de eletrônicos e de móveis para sala espera um crescimento nas vendas, impulsionado pelo comportamento do consumidor em renovar a sua sala de estar para receber amigos e familiares.

Black Friday 2022 e a Copa do Mundo

De acordo com a Macfor, o brasileiro já está planejando suas compras para a Copa do Mundo. E a Black Friday será a data ideal para realizá-las. “A busca por Copa do Mundo nos meses que antecedem o evento em 2022 é maior que a do mesmo período em 2018. Incentivo ao consumo: 72% dos consumidores pretendem comprar itens relacionados à Copa na Black Friday”, detalha.

Ainda segundo o relatório nosso país deve encerrar o ano como um dos destaques mundiais em varejo online: “22% de crescimento: o índice posiciona o Brasil como 4º país com maior aumento de vendas no e-commerce em 2022. A Black Friday e a Copa devem contribuir para elevar esse número ainda mais.”.

Ao que tudo indica, esse evento tende a ser ainda mais especial para o e-commerce, já que a data se tornou o ponto alto das vendas online no Brasil.

No Brasil, a Black Friday segue sendo digital

Ao contrário dos Estados Unidos, em que a Black Friday leva milhares de pessoas às lojas físicas, no Brasil, essa data sempre foi o destaque do e-commerce.

Leia também: Recorrência no varejo: estimule durante a Black Friday 2023

O comportamento de compra do consumidor tem demonstrado que ele não tem interesse em ir às lojas físicas nessa data. Em parte, porque, talvez, essas lojas não o incentivem.

A comodidade do on-line e a grande variedade dos canais digitais de vendas pode ser uma explicação para o comportamento. A outra são os descontos.

Um levantamento realizado pela empresa de pagamentos on-line PayPal mostrou que o percentual médio de descontos para produtos eletrônicos no ano passado foi de 64,7%, nos sites com mais de 500 mil acessos.

Mesmo nos canais digitais com menos acessos, o percentual médio dos descontos foi elevado: 56,92% para os produtos eletrônicos. É claro que se trata de um recorte específico, uma categoria de produtos com valores elevados e uma margem de negociação maior.

Ainda assim, ela aponta para o fato de que o consumidor tem motivos para esperar por grandes descontos, pois eles têm ocorrido.

“As buscas relacionadas à Black Friday iniciam com maior antecipação que as demais datas comerciais, isso indica que o brasileiro se prepara para o evento e observa as vantagens ao longo do ano”, informa a empresa de tecnologia Macfor em um estudo sobre o tema.

Black Friday 2022 ganha especial na Móbile Lojista

A Black Friday é o tema de extensa reportagem da edição 393 da Móbile Lojista. Não deixe de ler! Fizemos uma análise de mercado mostrando como evitar quedas de vendas no e-commerce de móveis!

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