Casa Forner: como fidelizar o cliente a uma loja de móveis?
CEO da Casa Forner, Felipe Forner, explica como a varejista acompanha as mudanças do mercado sem deixar de criar vínculos com os clientes
Publicado em 29 de março de 2023 | 07:28 |Por: Dominyque
Completando 56 anos em 2023, a Casa Forner é, desde o princípio, uma empresa de vínculos afetivos. Com funcionários com mais de 15 anos de casa, a varejista de móveis paulista conseguiu se adaptar às mudanças nos hábitos de consumo que chegam na velocidade da luz. Como, então, manter clientes fiéis em um mercado que permite que a concorrência esteja a um clique de distância? Quem explica isso à Móbile Lojista é Felipe Forner, atual CEO da empresa.
Com bastante propriedade, o CEO conta que a fundação da Casa Forner data de 1º de abril de 1968, no município de Capivari, no interior de São Paulo. Tendo como sócios-fundadores iniciais seu pai e seu tio, os irmãos Pedro e Claudio Forner, a Casa Forner começa como a SuperGasBras, um depósito de vendas de gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha. Alguns meses depois, eles passam a investir, também, na venda de fogões a gás.
De acordo com Forner, como as vendas eram feitas pelos proprietários de porta a porta, nas diversas conversas com clientes eles viram uma oportunidade e investiram na abertura de um espaço físico, passando a oferecer, também, móveis e outros eletrodomésticos. Nos dias atuais, a empresa trabalha apenas com linhas de móveis convencionais e modulados, colchões e estofados.
Confira entrevista exclusiva da Casa Forner à Revista Móbile
Móbile Lojista | A Casa Forner completa 56 anos em 2023. Olhando para trás, quais foram as principais conquistas e desafios enfrentados?
Felipe Forner | Durante toda essa jornada, um desafio que se destaca foi a mudança do cruzeiro para o real, em meados de 1994, quando foi preciso refazer toda a precificação dos produtos, realinhar os custos do estoque e, principalmente, reorganizar as nossas contas a receber, pois, desde o início da empresa trabalhamos com crediário próprio. Outro ponto de destaque foi a mudança de gestão, que ocorreu em 2017, quando os fundadores se afastaram e ela começou a ser gerida por mim. Para assumir a gestão da Forner, eu saí de uma multinacional na qual trabalhei por 12 anos para atuar em uma empresa familiar de um mercado sobre o qual não tinha o menor conhecimento.
Lojista | Atualmente, a Casa Forner tem lojas em quais cidades? Há previsão de novas unidades para 2023?
Forner | A empresa está presente em duas cidades: Capivari [cidade natal da Forner] e Rio das Pedras, cuja unidade foi inaugurada no ano 2000. Estamos trabalhando em um plano de expansão com a intenção de abrir mais três lojas nos próximos anos, todas elas em um raio de 40km de Capivari, onde fica o nosso Centro de Distribuição.
Lojista | Quais os principais diferenciais da Casa Forner frente às grandes redes varejistas do Brasil?
Forner | Focamos muito no atendimento personalizado, o que nos traz o orgulho de ter clientes que compram conosco há mais de 40 anos. Outro ponto de diferencial é a nossa entrega e montagem, que realizamos para os nossos clientes em, no máximo, quatro dias úteis.
Lojista | De que forma a empresa trabalha seus processos com o quadro de vendedores para obter o melhor relacionamento com os clientes e gerar fidelização?
Forner | Gostamos de usar o nosso lema “Da Nossa Casa Para a Sua Casa“, ou seja, fazemos de tudo para que os clientes e funcionários sintam-se, literalmente, em casa, [permitindo-os criar] vínculos com os clientes. Hoje, a empresa possui 25 colaboradores, muitos dos quais têm mais de 15 anos de serviço conosco, então é muito comum o cliente sempre comprar com o mesmo vendedor e pedir para que a entrega seja feita pelo mesmo montador. Isso nos dá muito orgulho e traz essa fidelização com o cliente.
🔗 Continue a leitura da entrevista na Móbile Lojista 395.