Casas Bahia anuncia reformulação estratégica

Nova medida adotada pela Casas Bahia visando sair da crise é voltar ao foco na compra e venda de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos

Publicado em 21 de setembro de 2023 | 07:48 |Por: Júlia Magalhães

Após o recente anúncio de que a Via volta a se chamar Casas Bahia, além de readotar o antigo slogan “dedicação total a você”, a empresa dá mais um passo às origens na tentativa de sair da crise.

Nesta quarta-feira (20), o presidente do Grupo Casas Bahia, Renato Franklin, anunciou em uma coletiva de imprensa na sede da empresa em São Paulo, que a marca está voltando seu foco principal: compra e venda de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Várias outras categorias que estão atualmente disponíveis no site da empresa, como artigos para festa, decoração, perfumaria e cosméticos, pet shop, alimentos e bebidas, deixarão de ser adquiridas e comercializadas pela empresa. No entanto, permanecerão no site, mas apenas com a venda de terceiros.

Franklin explicou que o Grupo estava investindo muito para ser generalista, “tentando atrair clientes de outras categorias, como uísque, enquanto nosso público fiel já está focado em móveis e eletrodomésticos”. Com essa mudança, a empresa espera economizar até R$ 1 bilhão em estoques este ano.

O executivo, afirmou, ainda, que a empresa está se sentindo “confortável” em continuar operando, buscando crescimento sustentável, uma meta que só deve ser alcançada em 2025. Ele mencionou que a empresa está disposta a gastar seus recursos para manter a operação, conforme necessário, referindo-se ao jargão do mercado “queimar caixa”. Segundo o executivo, a Casas Bahia tem atualmente R$ 2,5 bilhões em caixa.

Conjuntura Casas Bahia

No segundo trimestre deste ano, a Casas Bahia registrou R$ 3,7 bilhões em endividamento bruto e R$ 1,5 bilhão de risco sacado – operação que antecipa os recebíveis dos fornecedores com a intermediação de instituições financeiras. Além disso, a rede varejista possui R$ 8,7 bilhões em empréstimos e financiamentos, com R$ 5 bilhões destinados a instituições financeiras para operações de crediário.

No entanto, Franklin ressaltou que o mercado tem uma “percepção de risco equivocada” em relação à empresa, “muito maior do que a realidade”. Ele enfatizou o compromisso de entregar resultados trimestre após trimestre e recuperar a confiança no Grupo.

Para manter a geração de caixa até 2025, a empresa planeja vender alguns ativos, como imóveis, e está reduzindo despesas importantes, como as de marketing. Também estão implementando ferramentas de inteligência artificial para personalizar campanhas publicitárias por região. A expectativa, segundo o dirigente, é de uma economia de R$ 200 milhões por ano.

Outras medidas já anunciadas, incluem o fechamento de cem unidades que estão operando com prejuízo e a redução de seis mil funcionários. Além disso, Fabiano Augusto, que por 18 anos desempenhou o papel de garoto propaganda da marca, está de volta, mantendo a conexão com a história e a identidade da Casas Bahia. Essas decisões estratégicas visam a reforçar a confiança e o reconhecimento da marca, consolidando sua presença no mercado de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

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